Ícone do site Gazeta do Cerrado

Adolescentes representam o Tocantins na Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Divulgação

Todos os sete estados da região Norte do Brasil estão reunidos em Manaus na edição regional da Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve início na terça-feira, 05, e segue com debates, grupos de trabalho e exposições até amanhã, 07.

Representando os adolescentes tocantinenses participam da caravana João Pedro Porto (12) e Sofia Soraya Pinho (13), integrantes do curso de Assessores/as Populares do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone.

“Espero que a gente consiga garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Que elas sejam livres, felizes e tenham comida e bons lares. Quero que elas sejam protegidas nas ruas ou perto de suas casas. Eu sinto orgulho de mim mesmo. Estou aprendendo muito e participando. Sinto orgulho de representar o Tocantins”, disse o adolescente João Pedro.

O Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) do Tocantins também participa do evento por meio da voluntária Luana Porto.

A Caravana é realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e faz parte do projeto “Por onde passam os direitos da criança e do adolescente”.

Publicidade

As delegações são compostas por representantes dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcas), Fóruns DCAs, Ministério Público, Conselho Tutelar, Adolescentes, Defensoria Pública e Juizados da Infância.

Curso de Assessores/as Populares

A formação em direitos humanos, reforma política e democracia acontece todos os sábados com crianças, adolescentes e adultos da região Sul de Palmas. São mais de 180 pessoas envolvidas em atividades formativas que visam empoderar a comunidade sobre seus direitos e fornecer capacitação com estratégias e ferramentas para incidirem em seus territórios. O curso é realizado pelo Cedeca Glória de Ivone e apoiado pela KZE/Misereor.

Sair da versão mobile