Homem chegou a ser transferido de Silvanópolis para Porto, mas não resistiu
Equipe Gazeta do Cerrado
A morte de um homem de 55 anos no último sábado, 21, foi investigada como caso suspeito de coronavírus. No início da noite de hoje, o governo informou que o caso dele foi descartado para Covid-19.
Ao todo são 37 casos descartados no Tocantins e cinco confirmados.
O caso
A Gazeta apurou que ele era um caminhoneiro do Rio Grande do Sul (RS) e apresentou quadro de síndrome respiratória aguda, classificada como moderada.
O Estado confirmou que foi feita a coleta do exame. Foi uma situação muito rápida, ele entrou á tarde
no Hospital de Pequeno Porte Senhora Santana (HPP) de Silvanópolis, central do Tocantins para o Hospital Regional de Porto Nacional (TO),mas não resistiu.
Ele chegou a ficar internado e em isolamento.
O caso constava como investigado.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
Em nota, o órgão disse que investigava a morte suspeita por Covid-19 de um homem, 55 anos, caminhoneiro, residente do Rio Grande do Sul.
O paciente, diabético, estava há cerca de 20 dias de passagem no Tocantins. Por três dias, ele apresentou tosse, febre e desconforto respiratório, mas não buscou atendimento médico.
Apenas na manhã do último sábado, 21, compareceu em unidade de Saúde de Silvanópolis, sendo transferido para o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), onde recebeu atendimento da equipe multidisciplinar e ficou em uma ala isolada na unidade, recebendo suporte por meio de oxigênio.
Com uma piora súbita em seu quadro na noite deste sábado, o paciente foi entubado e sua transferência para o Hospital Geral de Palmas (HGP) foi solicitada, mas o paciente não resistiu e veio a óbito ainda na unidade
A SES informa que as amostras do paciente haviam sido colhidas pelo Município de Silvanópolis, uma vez que o quadro estava dentro dos critérios pra casos suspeitos do novo coronavírus e o mesmo havia sido listado no último boletim de acompanhamento divulgado por esta Secretaria.
Amostras foram colhidas para investigação do caso e o Município de Silvanópolis fará monitoramento das pessoas que estiveram em contato com o paciente antes de sua internação e repassará as informações pertinentes para o Cievs, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins.
(Matéria atualizada as 20h21min)
#SóNaGazeta
#CoronavírusNoTocantins
#CasosSuspeitos