Ícone do site Gazeta do Cerrado

Codevasf encerra ano com balanço positivo no Tocantins: foram investidos R$ 62 milhões no estado

 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua Superintendência Regional em Palmas (TO), encerrou 2024 com um balanço positivo. Ao longo do ano, foram investidos cerca de R$ 62 milhões, oriundos de emendas parlamentares, em doações de equipamentos, conclusão de obras e capacitações.

De acordo com o superintendente Regional da Codevasf no Tocantins, César Félix, os impactos dessas ações vão além das propriedades individuais, contribuindo para a prosperidade de toda a região. “Isso reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a construção de um futuro mais promissor para todos os envolvidos. E a bancada federal desempenhou um papel decisivo no processo para entrega de equipamentos, capacitações e obras”, complementa o superintendente.

As capacitações foram realizadas em 14 associações, nos municípios de Palmas, Monte do Carmo, Rio Sono, Formoso do Araguaia, Araguaína, Aparecida do Rio Negro e Nova Rosalândia. Foram realizados cursos de operação e manutenção de tratores agrícolas; de processamento da mandioca: fabricação de farinha, pães e bolos; de trabalhador na fruticultura; de construtor de alvenaria; de aplicador de revestimento cerâmico e de aperfeiçoamento em pintor de obras.

Com a doação de equipamentos, foram beneficiadas 58 prefeituras e 31 associações e demais entidades. Foram doados tratores e implementos agrícolas, equipamentos para comercialização, caminhões, motoniveladoras, pás carregadeiras, entre outros.

Também foram entregues obras estruturantes (pontes, elevatórias, pavimentações) a oito municípios do estado e estão em execução, com previsão de entrega para início do ano que vem, mais ações de pavimentação e drenagem, pontes, elevatórias e perfuração de poços, contemplando mais 13 municípios.

O superintendente acrescenta que obras como essas dinamizam a economia local, auxiliam o escoamento rural e possibilitam uma melhor e mais segura trafegabilidade para população.

 

FOTOS – 2024

Sair da versão mobile