Ícone do site Gazeta do Cerrado

Coletivo vai lançar projeto de acolhimento para população LGBTQIA+

Coletivo SOMOS – Foto – Divulgação

Na próxima segunda-feira (28), às 19h, o Coletivo SOMOS promove por meio de seu canal no Youtube, o lançamento do “Somamos” – projeto de acolhimento voltado para a população LGBTQIA+. O objetivo é criar uma rede de apoio desenvolvida inicialmente em Palmas, que busca promover convivência, acolhimento psicossocial e senso de pertencimento. Além disso, aconselhar e direcionar indivíduos aos serviços públicos e privados específicos, que possam sanar suas necessidades enquanto cidadãos.

Segundo dados da pesquisa Diagnóstico LGBT+ na pandemia realizada pelo Coletivo Vote LGBT, a maior dificuldade encontrada por esse segmento social na atual conjuntura pandêmica é a piora da saúde mental, seguida pelas novas regras de convívio e a solidão. Também se seguem, na ordem respondida pela amostra pesquisada, as dificuldades de convívio familiar, falta de dinheiro, desemprego e a carência de terapia hormonal.

O Coletivo afirma que o Estado é o responsável por promover o bem estar social por meio de políticas públicas que alcancem a todos sem distinção. Infelizmente, não é essa a realidade. Por meio dos estudos, percebe-se que a população LGBTQIA+ segue desamparada e colocada à margem, porque não há interesse em  aprofundar e conhecer suas reais questões.

“É na ausência estatal que a sociedade civil organizada por vezes atua, no sentido de promover maior igualdade e dignidade. Já atuamos há cerca de um ano junto à comunidade, fazendo o acompanhamento social, distribuindo cestas básicas, direcionando aos serviços essenciais, mas agora queremos tornar este projeto um programa oficial porque o acolhimento é uma das nossas bandeiras. Nossa base é fortalecer uns aos outros”, afirmou o Coletivo.

Publicidade

A live pode ser acessada pelo link: bit.ly/somosacolhimento

PROGRAMAÇÃO

Data: 28/06 via videoconferência

19h00 – Abertura Oficial

19h10 – Palestra: “Benefícios do senso de comunidade e estabelecimento de vínculos para a saúde mental LGBT.” com o médico psiquiatra Bruno Branquinho (USP)

19h45 – Mesa Redonda sobre a memória LGBT no Tocantins com Marina Galvão e Dani Braga (Mudas), Silvano Mota (Giama) e Byanca Marchiori (Atrato).

20:05h – “Direitos, Amor e Diversidade”, com Indaiá e Benjamim

20h20 – Apresentação do Projeto

20h45 – Vídeos de LGBT’s já atendidos pelo Somos

20h50 – Encerramento – Pamela Paola Cantora

Fonte – AAssessoria Coletivo Somos

Sair da versão mobile