Ícone do site Gazeta do Cerrado

Com morte de 2 caminhoneiros, municípios às margens da BR reforçam estratégia para testagem

400 caminhoneiros que passam pela BR-153 já foram atendidos em Araguaína; mutirão acontece em postos de gasolina Foto - Marcos Sandes

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou de reunião por teleconferência com um grupo de órgãos e instituições, na tarde da última terça-feira, 28, tendo como pauta principal A necessidade de disponibilização de pontos de apoio para testagem de caminhoneiros que transitam pela rodovia BR-153 no perímetro estadual.
A intenção é que estes profissionais sejam testados por amostragem, bem como que sejam definidos protocolos e estratégias para o acolhimento de caminhoneiros que tenham suspeita ou diagnóstico de Covid-19 mas que, pelo quadro de saúde, não precisem de internação hospitalar.

Leia: Caminhoneiro que morreu no HGP de Covid-19 era morador de Palmas e hipertenso 

Gestores das cidades de Araguaína, Gurupi e Colinas do Tocantins, presentes à reunião, responsabilizaram-se por informar sobre a definição destas estratégias e protocolos. O Tocantins vem registrando casos de caminhoneiros infectados pelo novo coronavírus, incluindo registro de morador de outro estado e do próprio Tocantins que vieram a óbito.
Participaram da videoconferência representantes do MPTO, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e secretarias municipais de Saúde e Assistência Social de Araguaína, Gurupi, Paraíso e Colinas.

Leia também:  Apesar do medo, caminhoneiros seguem na estrada para que o Brasil possa continuar a luta

Representaram o MPTO na videoconferência os promotores de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, Thais Cairo Souza Lopes, Thais Massilon Bezerra, Marcelo Lima Nunes, Leonardo Gouveia Olhê Blanck e Munique Teixeira Vaz. Parceiro do MPTO em diversas iniciativas, o Ministério Público do Trabalho participou representado pela procuradora do Trabalho Gisela Nabuco.

Frente de enfrentamento em Palmas

Também na terça-feira, 28, a promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro participou da primeira reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Covid-19, instalada pela Câmara Municipal de Palmas. A promotora participará dos trabalhos na condição de membro colaborador, representando o Ministério Público do Tocantins.
Com a frente parlamentar, a Câmara Municipal, junto aos demais órgãos e entidades representativas, pretende contribuir para a formação e implementação de ações do poder público destinadas a conter o avanço da pandemia em Palmas.
Fonte: MP TO

 

Sair da versão mobile