Ícone do site Gazeta do Cerrado

Consumidores devem ficar atentos com produtos juninos pré-embalados, alerta Agência

Divulgação Ascom AEM-TO

Apesar da pandemia do Coronavírus, as tradicionais Festas Juninas, datas de muita comemoração, estão se realizando num novo formato, mais intimista, sem aglomerações, com encontros online e se adequando ao momento atual. Contudo, os sabores dos produtos típicos continuam nas mesas nas celebrações.

Rapadura, pé de moleque, creme de amendoim, amendoim, paçoquinha, paçoquinha diet, milho para pipoca, canjica, torrone com amendoim, farinha de milho flocada, pé de moça, leite condensado, canjica amarela munguzá, leite de coco, canela moída, coco ralado, coco em flocos desidratado, maçã e fubá são, dentre outros, alimentos que dão o ar típico às comemorações de São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho).

O Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), informa que as Operações Especiais na área de Produtos Pré-Medidos continuam paralisadas em decorrência da Covid 19.

Mas, as ações educativas de orientação seguem normalmente com dicas para os consumidores do que se atentar na hora da busca pelos produtos juninos.

De acordo com o presidente da pasta, Rérison Castro, é importante que a população tenha o hábito de ler os rótulos e embalagens dos produtos nos estabelecimentos comerciais. “As etiquetas devem conter o preço do kilo e valor da pesagem já descontado o peso da embalagem”, aponta o presidente.

Produtos Pré-Medidos

A Metrologia Estadual, o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins, reforça que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

O presidente da AEM lembra, ainda, que “é fundamental que o consumidor esteja atento e que priorize as compras em estabelecimentos formais e com a emissão da nota fiscal, que é uma garantia para o caso de eventuais trocas”, informa Rérison.

Dicas importantes para o consumidor

Fonte: e Fotos: Ascom AEM-TO

Sair da versão mobile