Ícone do site Gazeta do Cerrado

Defensoria quer apuração de excessos de conduta da PM na ocupação da 905 Sul em Palmas

Familias ocuparam no último domingo, área na 905 Sul em Palmas - Divulgação

A conduta da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) durante o início de uma ocupação na quadra 905 Sul, em Palmas, no último domingo, 15, foi o foco de uma reunião entre a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e o Comando da Polícia. Realizada nesta quarta-feira, 18, a reunião foi iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) Palmas, ambos da Defensoria.

A coordenadora do NDDH, defensora pública Carina Queiroz de Farias Vieira, e o coordenador do Nuamac Palmas, defensor público Maciel Araújo Silva, se reuniram com o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa.

Reunião entre DPE e PM – Foto: Gisele França/Ascom DPE-TO

A reunião foi na sede do Quartel do Comando Geral (QCG). Os defensores públicos conversaram sobre o comportamento de parte dos policiais militares que atuaram na ocupação e requereu que o Comando tome alguma medida para apurar os possíveis excessos na conduta. Na oportunidade, foi informando que a Corregedoria da Polícia Militar analisa se é ou não necessária a abertura de procedimento interno.

Os Coordenadores dos Núcleos Especializados da DPE-TO solicitaram que, em casos de ocupações, que a Polícia Militar a informe a Defensoria para que a Instituição possa acompanhar e garantir que os direitos dos cidadãos sejam cumpridos.

A ocupação

No domingo, 15, houve o início de uma ocupação em área da Quadra 905 Sul, em Palmas. Acionada pelo plantão, a Defensoria esteve presente no local por meio do defensor público plantonista.

Na segunda-feira, 16, o defensor público que esteve na Quadra 905 Sul retornou ao local, pela manhã, para verificar as condições da ocupação, mas os ocupantes não estavam mais no local. No mesmo dia, o NDDH e o Nuamac divulgaram que vão acompanhar o caso.

Entenda o caso

Famílias do Movimento de Luta pela Moradia ocupam uma área na 905 Sul em Palmas desde a madrugada do último domingo, 15. A Polícia retirou os ocupantes de lá e teve confusão.

Cinco pessoas chegaram a ser detidas e vídeos mostram a atuação nos Policiais durante a abordagem. O grupo reclama que houve truculência, violência policial e cinco pessoas chegaram a ser levadas para a Delegacia e foram liberadas posteriormente.

Fonte: Ascom DPE-TO

______________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:

Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/

Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09

Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  

YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE     Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.   Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319   Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796  

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile