Ícone do site Gazeta do Cerrado

Especial Gazeta 8 de março Comando feminino na Guarda e nos Bombeiros: elas contam como quebraram os tabus!

Larissa Marra – Jornalista da Gazeta do Cerrado

Hoje nossa matéria especial contará a história de mulheres guerreiras que assumiram cargos importantes de chefia no nosso Estado.

Pela primeira vez, o comando do 1ª Batalhão do Corpo de Bombeiros é comandado por uma mulher, a tenente coronel, Andreya de Fátima Bueno. Que afirma viver nesse universo masculino há 16 anos e que não vê a necessidade de provar nada a ninguém ou de ser melhor que ninguém. Mas que sente a necessidade de deixar claro que somos todos iguais, sem ser melhores ou piores.

“Assumir o comando do Batalhão, estar à frente de uma tropa tão importante, eu vejo que representa a chegada da mulher em funções que por vezes nós fomos impedidas de assumir. Ser mulher ultrapassa qualquer rótulo! Existem mulheres de todos os tipos, com inúmeras características e personalidades. Não se preocupe em provar nada a ninguém, faça por você! Vá atrás dos seus sonhos, de degrau em degrau e alcance a vitória! Ah, leve outras mulheres com você. E não se esqueça, independente do que você escolher ser, seja feliz”, ressalta.

Da mesma forma, a Guarda Metropolitana de Palmas, também conta com a primeira mulher comandante. A superintendente Sandra Letícia Thomazi Bordin, que acredita que as mulheres são capazes de assumir qualquer função.

Publicidade

“Precisamos mostrar para a sociedade e quebrar esse mito, que existe lugares específicos para homens e mulheres. Nós estamos aptas e somos capazes de realizar o que quisermos. Basta nos prepararmos para isso”, afirma.

Elas são exemplos de força, garra, determinação e recebem nossa homenagem referente ao dia da mulher.

Sobre a Comandante 1ª Batalhão do Corpo de Bombeiros

Oriunda do concurso de 2006, na turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), a tenente-coronel conquistou a única vaga destinada às mulheres à época, com 25 anos de idade. Entre suas funções na instituição no Tocantins, foi secretária-geral durante 5 anos e há 6 meses foi diretora de Ensino e Pesquisa. Durante 2 anos, Andreya esteve no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, para o Curso de Formação de Soldados.

Ela substituiu o tenente-coronel Irisvaldo de Oliveira Alves e é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado.

Comandante Sandra Letícia Thomazi Bordin

A Inspetora Sandra Leticia Thomazi Bordin, pertence ao quadro efetivo na GMP desde 15/09/1998. Idealizadora e Coordenadora do Guardião Escolar entre 2002 e 2013, e executora dentro do Guardião Escolar do Diagnóstico Anual de Segurança Escolar (DASE), do maior levantamento de violência escolar em Palmas, aplicado de 2010 a 2013. 

Atua como instrutora  da Escola de Gestão do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), desde 2010 com instrução na área de Elaboração e Gestão de Projetos e Organização de Eventos. 

Ganhadora do Prêmio Municipal de Inovação em Gestão em 2010 com o Projeto Guia de Serviços Municipais. Atuou desde de 2014 no Operacional da GMP no comando das viaturas e Coordenação do Dia. A comandante, além de ser escritora e palestrante, também está concluindo a graduação em Gestão Pública.

 

Sair da versão mobile