Ícone do site Gazeta do Cerrado

Feirantes de Palmas discutem retorno de feiras

Feira da 307 Norte precisou ser reformada após estrutura ser arrancada em um vendaval em setembro de 2017 - Reprodução TV Anhanguera

Eddy – Especial Gazeta do Cerrado

Na tarde desta quinta-feira, 18, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jarbas, recebeu os feirantes de Palmas para uma reunião no corredor central do gabinete.

Cerca de 12 feirantes estiveram presentes e apresentaram sugestões para melhoria do retorno as atividades dentro das feiras do Aureny I e 307 Norte.

Segundo Alôncio Mendes que vende produtos da roça, a atual forma de trabalhar no estacionamento da Feira do Aureny I foge das normas sanitárias e por isso, está sem trabalhar naquela localidade.

“Fica impossível manter a refrigeração dos alimentos e sem energia e ponto de água a higiene pode trazer riscos para o consumidor.”

O que a Prefeitura fala:

A Secretária informou que deve fazer uma visita com sua equipe in loco nas feiras que estão funcionando nos estacionamentos. Garantiu que irá tomar medidas que venham trazer mais qualidade e amparo aos trabalhadores da categoria.

Publicidade

E destacou: “Estamos alinhados com a prefeita, e preocupados principalmente com a saúde e vidas destas pessoas. Precisamos que todos colaborem para manter as medidas de segurança e prevenção desta doença”

O representante da feira do Aureny I, Guilherme Cesar Brito, pediu que a recolocação das mesas e cadeiras nas feiras respeitando o distanciamento. “Nós dos restaurantes estamos sofrendo com a falta de cliente e comodidade para que eles possam fazer alimentação igual os bares, restaurantes e lanchonetes do restante da cidade”

A Secretária disse que esta demanda ainda não é possível nas feiras porque pode causar aglomeração.

Denúncia

Os feirantes denunciaram a falta de fiscalização de pessoas que estão trabalhando sem devida autorização e infringindo as regras de segurança.

Aqui na Gazeta:

Povo Fala: Feirantes pedem flexibilização e regras para reabertura das feiras aos domingos na Capital

Para Diretora de Feiras, Marilene, a fiscalização nas feiras tem acontecido e alertou que o descumprimento das regras podem acarretar em penalidades e até mesmo perder a autorização de comercializar nas feiras.

A feira da 307 Norte e Aureny I ficará a cargo da supervisão do Superintendente, Raimundo, para novos estudos e possível reabertura aos domingos com horários que encaixem os serviços de limpeza e higienização do ambiente.

O feirante de hortifruti, Manoel Teogines, apresentou as dificuldades que os feirantes estão sofrendo no asfalto quente da Feira da 1106 Sul( 112) e ofereceu colaboração para que retornem para funcionar de imediato dentro da feira local.

“Garanto que consigo apoio dos feirantes para reformar-mos os banheiros. Sabemos que a burocracia de licitação pode impedir que retornemos a trabalhar dentro da feira logo.”

A chefe da pasta do Desenvolvimento Econômico da capital informou que levaria esta proposta para o setor jurídico e daria resposta sobre o caso.

A Secretária finalizou a reunião com os representantes da Praça de alimentação da Feira do Bosque e apontou possibilidades da Feira dominical ser reaberta na 304 Sul ou no Parque Cesamar até que tudo seja normalizado e que a praça receba uma reforma prevista para readequação.

Para os feirantes que estavam presentes as propostas da gestão não atendem as necessidades e afirmaram que querem aguardar os próximos decretos de abertura das praças para que possam recomeçar os trabalhos no espaço físico original.

SóNaGazeta
FeirasDePalmas
NoticiasDoTocantins
Coronavirus

Sair da versão mobile