Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gastronomia: Concurso Estadual de Chefs de Cozinha do Tocantins elege primeira finalista para o Prêmio Dolmã 2018

Prato Alma de Índio da Chef Millena Barros - Foto - Nielcem Fernandes

O Concurso Estadual de Chefs de Cozinha do Tocantins elegeu Millena Barros como finalista para o concurso do Prêmio Dolmã 2018, que vai eleger o melhor chef de cozinha do Tocantins. A competição para uma das vagas de três indicações ao concurso foi disputada por ela juntamente aos semifinalistas Matheus Nascimento, Tom Marinho e Vilma Moraes.

A semifinal do concurso estadual aconteceu na noite de terça-feira, 2, no Restaurante Raízes Gastronômicas (204 Sul), em Palmas. Cada chef de cozinha semifinalista apresentou um prato que trouxe o tema “Cerrado Tocantinense” para avaliação do corpo de jurados.

Vencedora desta etapa, Millena vai disputar o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins juntamente a outros dois indicados para o Dólmã 2018 – prêmio máximo da culinária brasileira -, que acontecerá em dezembro, na cidade de Goiânia (GO). “Eu tento trazer a minha história para a criação de cada prato, com as minhas origens, na minha cozinha. Então eu só agradeço pela confiança, pelo voto de cada jurado e por acreditarem no meu trabalho”, disse a finalista.

A chef de cozinha finalista venceu com a apresentação do prato “Alma de Índio”, feito com o tucunaré. “Neste prato retrato a riqueza de ingredientes e a cultura construída pelos índios. O peixe escolhido, além de ter o nome  indígena, é abundante em nossos rios. Além do peixe, trouxemos a mandioca em três texturas, mostrando a riqueza e a versatilidade do ingrediente mais rico do Brasil”, ressaltou Millena.

Título

Publicidade

Ruth Almeida é a atual Embaixadora da Gastronomia no Tocantins

A chef de cozinha Ruth Almeida é a atual Embaixadora da Gastronomia no Tocantins, por ter sido eleita a vencedora do Prêmio 2017 na categoria estadual, sendo responsável pela próxima edição do concurso no Tocantins. “O objetivo é identificar e valorizar os profissionais de cozinha do Tocantins, favorecendo a troca de experiências e contribuindo para a expansão da profissionalização e das riquezas gastronômicas, históricas, culturais e turísticas locais”, descreveu Ruth.

O Concurso Estadual de Chefs de Cozinha do Tocantins contou com o apoio do Restaurante Raízes Gastronômicas, Sistema Fieto, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Tocantins, AST Consultoria e The Steak.

Millena Barros

Millena Barros foi eleita como primeira finalista do Prêmio Dolmã 2018 – Divulgação

Nascida na cidade de Divinópolis, no interior do Tocantins, Millena Barros morou em fazenda até os seus 19 anos. Com 12 anos já cozinhava para toda família, ajudava o pai na roça, com a horta e criação de animais para sustento da família. Há 10 anos mudou-se para Palmas, onde começou a trabalhar com uma banca na Feira da 304 Sul, oferecendo comida regional, com produtos à base de mandioca. “Por cinco anos me dediquei e fui feliz demais fazendo o que mais amo”, lembrou.

Cursou Gastronomia pela Faculdade Anhembi, em Morumbi (SP) e foi selecionada para participar do Lab Maní, restaurante contemporâneo brasileiro da Chef Helena Rizzo. “Desde então trabalho com eventos particulares, sempre levando e pregando nossa cultura e riqueza de ingredientes. A cozinha transformou minha vida e minha história. Superei muitos traumas de uma infância difícil incluindo até abuso sexual. Foi nas panelas que sempre tirei forças para seguir em diante e mudar minha realidade e a realidade de todos em minha volta”, concluiu.

Sair da versão mobile