Ícone do site Gazeta do Cerrado

O avanço do coronavírus no Tocantins: Casos confirmados saltam 150% e são todos na capital

Todos os casos são em mulheres

Os dados deste domingo,21, mostram o avanço dos casos suspeitos de coronavírus no Tocantins. Vamos aos dados:

Dados Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa neste domingo, 22, que os dados de acompanhamento do Covid-19 apresentam 64 casos suspeitos, 05 confirmados (os cinco em Palmas) e 37 descartados.

Os casos foram notificados nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Pindorama, Porto Nacional, Arapoema, Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Cariri do Tocantins, Xambioá, Darcinópolis.

A SES esclarece que os 67 casos suspeitos são referentes à pacientes residentes do Estado do Tocantins. Em Formoso do Araguaia há uma notificação, sendo acompanhada pelo Cievs, de cidadão residente de outro estado, bem como o paciente que veio a óbito, após ter sido notificado por Silvanópolis. Suas amostras colhidas e testadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para investigação e resultou negativo para Covid-19..

A atribuição do aumento dos números descartados está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas.

Dados Município

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informou, através de seu Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19), que na tarde deste domingo, 22, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19) registrou 55 casos investigados, dos quais dois (02) têm confirmação positiva para o Coronavírus e outros 15 foram descartados. Os dois já constam na contagem do Estado.

Nesta data, a Semus recebeu remessa de kits de equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para atendimentos de casos graves de Covid-19 por parte dos profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência de Palmas. São itens recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que garantem segurança aos profissionais durante manejo e transporte de pacientes em quadro grave.

Em relação aos casos monitorados, isto é, casos suspeitos e confirmados, vale destacar que o paciente suspeito de Covid-19 – portador de bronquite asmática socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e internado no último sábado, 21, após agravamento de seu quadro respiratório – continua internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital particular da Capital em quadro estável.

A Semus solicita a toda comunidade que colabore com a adesão às recomendações de reforço à higiene pessoal e de distanciamento social como medidas preventivas de maior efetividade na prevenção de alastramento de pandemia e reforça a importância de não serem transmitidas informações inverídicas acerca de supostos casos de Covid-19 sem embasamento em informações reais atestadas por esta Pasta ou outras instituições encarregadas do assunto.

O respeito a estas recomendações garante prioridade ao objetivo de mais vidas salvas e maior eficiência do sistema de saúde local diante do cenário pandêmico.

#SóNaGazeta
#CoronavírusNoTocantins
#CoronavírusEmPalmas

Sair da versão mobile