Realizar compras faz parte da rotina dos consumidores, mas é preciso ficar atento quanto aos preços informados na etiqueta, ou nas promoções anunciadas, e na hora de passar o produto no caixa nos estabelecimentos, pois muitas vezes há divergências.
De acordo com o do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas. Deve informar o preço, a garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados.
Procon de Palmas alerta os clientes sobre o que deve ser levado em conta nestas ocasiões.
Dicas
Segundo a superintendente do Procon Municipal de Palmas, Valéria Morais, os consumidores devem:
Observar as ofertas e prestar atenção nos anúncios e encartes publicitários e nas promoções ofertadas na gôndola;
Observar os preços da etiqueta do produto, se há diferença de preço ou alguma divergência no momento do registro da compra no caixa entre o produto anunciado e o que está disponível;
Em caso de divergência o consumidor deve pedir esclarecimentos ao responsável pelo do estabelecimento. “O consumidor pode exigir que o valor do produto seja o mesmo do anunciado, pois é responsabilidade do estabelecimento a correta informação acerca do produto” informou.
A superintendente esclarece ainda que quando for passar as compras pelo caixa. “Quando o consumidor for registrar o pagamento da sua compra deve prestar atenção se os valores cobrados são os mesmos que foram anunciados nas prateleiras, pois se houver alguma divergência, o que passa a valer é o valor apresentado nas gôndolas'”, ressalt
Como denunciar
O Procon Municipal de Palmas recebe denúncias dos consumidores que se sentem lesados através dos canais de atendimento: e-mail: fiscalizacao.procon@palmas.to.gov.br ou ainda através dos seguintes: 0800 642 5801 e 3212-7768. As equipes de fiscalização do órgão estão sempre visitando os estabelecimentos comerciais para verificar se estão cumprindo o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor (informações do Procon de Palmas)