Ícone do site Gazeta do Cerrado

Paciente de 75 anos internado em hospital particular em Palmas testa negativo para coronavírus

Paciente segue internado

Equipe Gazeta do Cerrado

O teste do paciente de 75 anos internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular para Covid-19 (do novo coronavírus) deu negativo, conforme apurado pela Gazeta do Cerrado.

Ele e o único internando na capital.

O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Tocantins subiu para 11, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (17).

Até a tarde de segunda-feira (16) eram três os casos oficialmente reconhecidos como suspeitos pelo Ministério. O Tocantins segue sem nenhum caso confirmado da doença.

O resultado dos exames de duas pacientes está previsto para esta terça, mas ainda não foi divulgado. Nenhum caso foi descartado.

Na tarde de segunda-feira (16), o Governo do Tocantins informou que entre todos os casos suspeitos, havia dois pacientes que estavam internados. Um em Palmas e outro em Paraíso do Tocantins, em hospitais particulares. A situação do paciente de Palmas, um homem de 75 anos que fez um cruzeiro pela costa brasileira e teve contato com estrangeiros, é considerada a mais crítica.

Confira a nota do Palmas Medical Center

O Hospital Palmas Medical informa que o paciente de 75 anos de idade, com suspeita do COVID-19 teve o resultado negativo para o vírus.

O teste foi realizado no início desta semana em um laboratório particular da cidade e o resultado do exame divulgado nesta terça-feira, 17.

Hospital Palmas Medical lembra que desenvolveu um plano de contingência, caso receba algum paciente com o novo coronavírus. A ação, atende todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). A unidade, de antemão, já informa que até o momento nenhum caso da doença foi registrado no hospital.

A enfermeira do Controle de Infecção do HPM, Val Vasconcellos, destaca que o plano de contingência está sendo adaptado conforme a necessidade de cada setor do hospital. 

As ações, segundo ela, envolvem intensificação da rotina de limpeza e higienização do ambiente e superfícies, intensificação de treinamento com as equipes (higiene das mãos e precauções) e oferecimento de máscara para pessoas com quadro gripal.

Além disso, o hospital implantou um fluxograma de atendimento de casos suspeitos para o COVID-19 e também um protocolo de higienização do aparelho de celular pelos profissionais.

“Ainda como medida de proteção dos demais pacientes, o Palmas Medical separou dois apartamentos no segundo andar, caso tenhamos algum caso suspeito”, reforça.

A enfermeira destaca que o plano de contingência é importante para reunir diretrizes e informações sobre as ações que devem ser tomadas pela Instituição durante uma situação adversa. “Ou seja, este documento define treinamentos, respostas e procedimentos que precisam ser adotados diante de ocorrências anormais para atravessarmos esse momento crítico da forma mais correta possível”, observa.

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins informa que o Ministério da Saúde atualizou os dados de Covid-19 e, no Tocantins, há 10 casos suspeitos.

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#TesteNegativoParaCoronavírus
#CasosSuspeitosNoTocantins

Sair da versão mobile