Secretário assume falta de equipamentos na rede Estadual de Saúde
Equipe Gazeta do Cerrado
Servidores que trabalham na área da Saúde em hospitais do Estado e pacientes que precisam usar a UPA em Palmas relataram à Gazeta do Cerrado a preocupação com falta de máscaras.
Uma paciente que não quis ser identificada foi à UPA-Norte na madrugada desta quarta-feira, 18, e disse estar muito preocupada com a situação.
“Os pacientes lá que chegam não tem máscaras. Hoje fui lá, fui atendida por uma médica muito atenciosa, mas as pessoas estão a mercê da própria sorte naquele lugar. Não tem máscaras para pacientes, eles não oferecem. Os funcionários estavam usando, mas os pacientes”.
O primeiro caso de coronavírus (Covid-19) em Palmas foi confirmado em uma advogada que esteve num congresso em Fortaleza (CE).
A prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro fez uma publicação no Twitter confirmando o caso.
No Hospital Infantil de Palmas novas medidas devem ser tomadas assim como em outras unidades de saúde.
Secretário admitiu falta de fornecimento. “Temos equipamentos que estão sendo usados de forma muito precisa. Nem todos que estão na linha de frente necessitam daquilo. Quem tem que usar máscara e quem tem algum sinal ou sintoma inclusive os profissionais da saúde”, disse.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que enviou nota na qual diz diz existir estoque suficiente de máscaras e de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por algumas semanas para atender a rede de saúde de Palmas. Disse ainda que já foi montado um processo emergencial de compra para a aquisição de nova remessa
Veja íntegra da nota
NOTA
ASSUNTO: Máscaras em UPAs e CSCs
DATA: 18/03/2020
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que existe estoque suficiente de máscaras e de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por algumas semanas para atender a rede de saúde de Palmas.
Informa também que já foi montado um processo emergencial de compra para a aquisição de nova remessa de EPIs, evitando assim que faltem em estoque futuramente por causa do uso mais frequente por parte de profissionais da Saúde, em função dos cuidados com a transmissão do Coronavírus (Covid-19).
#SóNaGazeta
#Coronavírus
#FaltaDeMáscaras
#UPAsEmPalmas
#HospitaisDoEstado