Maju Cotrim
A Assembleia Legislativa já marcou sessão extraordinária para a manhã desta terça-feira,23, para votar o decreto de calamidade pública do governo estadual em razão do coronavírus. A Assembleia tem vários deputados na idade de risco.
O senador Eduardo Gomes solicitou em Brasília que o mesmo sistema de votação remota para as votações no Senado seja disponibilizado para o Tocantins. A parte técnica já trabalha nisso.
O Secretário Geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira informou em entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado que está em contato com várias Assembleias de todo o país.
“O Senado está disponibilizando essa tecnologia da parte que cabe ao Senado porque também usamos empresas privadas”, disse.
Além de uma empresa privada, é usada uma outra da área visual para operação do sistema .
“Amanhã faremos o primeiro uso real remoto e uma vez que use e deu certo vamos divulgar para o mundo todo em todas as línguas”, disse. Ele citou que um relatório internacional mostra que o Brasil e primeiro país do mundo a ter esse sistema. Na semana passada o decreto de calamidade foi votado já pelo sistema e com todos os senadores em suas residências.
O comando da Operação será em Brasília. Após o teste, o sistema será compartilhado com o Tocantins ineditamente.
Relatório da IPU (International Parliamentary Union) sobre a situação atual dos Parlamentos do mundo. Brasil se destaca por ter sido o único a já ter conseguido deliberar remotamente
Votação por email
A deputada Claudia Lelis do PV afirmou que desde a semana passada ela solicitou as sessões virtuais . “É incoerente orientarmos para ficar em casa e a gente se reunir no plenário. Temos que preservar alguns colegas deputados que tem acima de 60 anos”, disse.
Ela disse ser contra a sessão extra presencial e que o presidente da Casa, Antonio Andrade está sensível á questão. Ela sugeriu que seja feita votação por e-mail. “Esse decreto que a Assembleia quer aprovar é da Casa com relatoria da CCJ e Finanças validando o decreto do governador, dá para fazer tudo isso por e-mail ”, disse. Ela defende que todos os trâmites sejam feitos virtualmente.
Presidente em luto
O presidente Antonio Andrade está de luto em razão da morte de uma sobrinha. Todos os parlamentares estão sensíveis a este momento e externaram solidariedade.
Veja o texto da convocação
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento ao que determina a alínea b, inciso VI, do art. 26 do Regimento Interno CONVOCA os Senhores Deputados para reunirem-se em Sessão Extraordinária, no dia 24 de março de 2020, às 9 horas, no Plenário desta Casa de Leis, para apreciação do Decreto no 6.072, de 21 de março de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Tocantins afetado pela COVID-19 (novo corona vírus) – CODIFICAÇÃO BRASILEIRA DE DESASTRE 1.5.1.1.0, e adota outras providências.
Gabinete do Presidente
#SóNaGazeta
#Coronavírus
#VotaçãoRemota