Antes de gastar todo o seu dinheiro em restaurantes, tente se organizar para cozinhar receitas saudáveis e deixá-las prontas para consumir durante a semana. Muitos especialistas em dieta usam o domingo para preparar as marmitas. Dessa forma, você não precisa comer fora no trabalho e economiza muito dinheiro. Para os mais preguiçosos, não custa tentar. Foque em deixar os legumes e vegetais prontos, não vai levar mais do que duas horas. Você pode, inclusive, congelar parte do que fez, para durar o mês inteiro.
Quando você planeja o que vai comprar no mercado, economiza tempo e dinheiro, evitando tentações. Além disso, você já reparou nas suas sobras de comida? Ao invés de comprar um cacho inteiro de bananas, por exemplo, preste atenção em quantas frutas você consome durante a semana e seja mais preciso. Sem contar que reduzir o número de unidades de um produto pode oferecer maior variedade na alimentação.
3 Evite marcas
Os produtos que não são acompanhados de marcas podem ser muito mais baratos, além de, geralmente, serem naturais. Quando você compra alimentos a granel, o preço sai muito mais em conta.
4 Tenha um plano B e mantenha a despensa ativa
Ter opções para te socorrer, quando não está com vontade de comer o que planejou no final de semana é essencial para evitar com que você vá a restaurantes menos saudáveis e gaste muito dinheiro. Além disso, no dias de trabalho mais cansativos, a probabilidade de passar no drive-thru de um fast food é bem maior, se você estiver com a despensa vazia.
5 Coma menos carne
As proteínas animais mais saudáveis, como o peixe, geralmente, são um pouco mais caras. Você pode continuar aproveitando filés de frango e carne, porém proteínas vegetais também devem ser uma opção, se você quer comer melhor. Aposte em grão-de-bico, couve, brócolis e outros vegetais.
6 Vá às feiras
As feiras ao ar livre são locais onde pechinchar é permitido e, certamente, muito mais baratas do que os supermercados. Antes que você tente justificar que não consegue encontrar tudo o que precisa em uma feira, é melhor visitar a mais próxima da sua casa, para testemunhar que é possível criar cardápios completos com alimentos vindos de pequenos comerciantes.
Fonte: Casa e Jardim