Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantinenses andam em média 400 quilômetros para terem acesso a um leito de UTI

Ana Negreiros – Gazeta do Cerrado

São mais de 4 horas de viagem para que os tocantinenses que vivem em Esperantina cheguem a Araguaína, para terem acesso a uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI. São cerca de 319 quilômetros a serem percorridos. Quem vive em Arraias, no sudeste, precisa percorrer quase 400 quilômetros para chegar à UTI mais próxima, que é em Gurupi. Os exemplo são apenas para demonstrar que em caso de urgência e emergência, o tocantinense roda pelo menos 400 quilômetros para o acesso à saúde pública de alta complexidade.

Leia também:Coronavírus: Como se prevenir

Hoje o Estado do Tocantins possui 153 leitos de UTI e todos eles, centralizados nas cidades de Araguaína, Palmas e Gurupi. Os demais hospitais atuam como estabelecimentos de saúde de baixa e média complexidade. O que preocupa, caso haja uma superlotação do sistema na região Norte e já sabemos que Amazonas e Pará estão com graves problemas.

Leia também: DIY: Máscara caseira como fazer

Segundo a secretaria estadual de Saúde do Tocantins, a rede pública de saúde oferece hoje ao tocantinense 153 leitos de UTI SUS, sendo 46 neonatal, 24 pediátricos, 83 adultos. No momento a taxa de ocupação dos leitos de UTI é 82%.

Para o novo coronavírus – Covid-19, foram separados 32 leitos intensivos exclusivos para pacientes, sendo eles distribuídos em Palmas e Araguaína. Conforme o informado pela secretaria estadual de saúde, a taxa de ocupação no momento é 3%, visto que temos uma internação por Covid-19 em leito intensivo exclusivo nas unidades públicas.

Saiba onde tem leito de UTI

O SUS oferece em Araguaína 26 leitos de UTI no Hospital Regional, 10 leitos no Hospital Municipal e 28 habilitados no Hospital e Maternidade Dom Orione. Este último tem dois leitos ainda não habilitados. Já em Gurupi são 20 leitos no Hospital Regional.

O maior número de leitos está em Palmas. São 41 no Hospital Geral e 20 na Maternidade Dona Regina. Há ainda 06 UTI contratadas no Hospital Cristo Rei.
O Estado está no limite aceitável pela Organização Mundial de Saúde, com um leito a cada 10 mil habitantes.

Leia também:

Saúde mental: Psicóloga revela 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções

Economia: Especialista orienta sobre como famílias podem economizar neste período de pandemia

 

 

#TocantinsContraOC

Sair da versão mobile