Diante da pandemia de coronavírus, as máscaras utilizadas tanto por profissionais de saúde e por pessoas infectadas estão sendo utilizadas no mundo todo – o que desencadeou a escassez de insumos deste tipo.

Uma possível solução, então, seria fazer a própria máscara em casa, especialmente para que pessoas sintomáticas usem. Na última quarta-feira (1), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que nos próximos dias o Ministério deve publicar um protocolo com orientações de como fazer.

“Tenha quatro ou cinco máscaras dessas, lave com água sanitária. Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta agora ficar lamentando que a China não está produzindo. Nós vamos ter que criar as nossas armas e serão aquelas que nós tivermos”, disse.

Na semana anterior, João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa, afirmou que governo federal está ciente da escassez de materiais em hospitais e unidades básicas de saúde, mas disse que “o Ministério da Saúde não faz mágica”.

Gabbardo também orientou que pessoas sintomáticas, que precisem usar máscaras, optem por alternativas e deixem o uso das máscaras produzidas pela indústria para os profissionais de saúde.

“A máscara, para a população, para as pessoas que querem, porque estão sintomáticas, impedir contaminar outras pessoas, é uma barreira física. Faz com pano. Quem não tem outra alternativa, faz com pano. Pega um tecido, coloca um elástico”, disse.

O uso da máscara não é necessário para pessoas que estão sem sintomas da covid-19. “Vamos deixar as máscaras que têm registro, que são aprovadas pela Anvisa para serem utilizadas pelos hospitais, pelos profissionais da área da saúde”, recomendou o secretário.

A falta de material também atingiu outros países. Nos Estados Unidos, quando solicitada a se posicionar sobre a escassez nacional de máscaras, a Casa Branca não disse quando profissionais de saúde receberiam o material.

Por lá, o designer Christian Siriano, famoso pelo reality show de moda Project Runway, disse que sua empresa está disponível para produzir máscaras de pano. Assim como ele, outros designers e artesãos norte-americanos publicaram tutoriais de como fazer a própria máscara tanto para uso pessoal – ou realizar algum tipo de doação a entidades de saúde.

Se você possui uma máquina de costura, essa é uma maneira de ajudar. Mas antes é preciso entender alguns pontos fundamentais sobre esta questão.

Primeiro, entenda que se você não estiver doente, provavelmente NÃO precisará usar uma máscara.

ASSOCIATED PRESS

Diante da escassez deste tipo de insumo no sistema de saúde, é dever da população ter responsabilidade com estes suprimentos, principalmente, deixando de comprá-los.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que, se você estiver saudável, você só precisará usar uma máscara se estiver cuidando de uma pessoa suspeita de ter covid-19 ou se estiver tossindo ou espirrando.

A OMS também nos lembra que as máscaras só são eficazes quando usadas em combinação com a lavagem frequente e adequada das mãos. E, se você usa uma máscara, deve saber como usá-la e descartá-la adequadamente.

Qual a eficácia das máscaras caseiras?

Reprodução/@juliana_sohn
Recomenda-se que máscaras podem ser feitas em tempos de crise, mas como último recurso.

Existem dois tipos de máscaras faciais que podem ajudar a reduzir suas chances de contrair o coronavírus: máscaras cirúrgicas simples, e os respiradores, os quais também são conhecidas como máscaras N-95.

Os que você vê em notícias sobre a pandemia são máscaras cirúrgicas e o que médicos, dentistas e enfermeiros geralmente usam ao tratar pacientes. Elas são folgadas e relativamente finas, de modo que pequenas gotas ainda podem penetrar nas partes da máscara e não são necessariamente à prova de falhas.

Já as N95 ou respiradores, comumente usados ​​por trabalhadores da construção civil, mas também usados ​​por médicos que atendem pacientes que contaminados não só por coronavírus. Essas máscaras filtram cerca de 95% das partículas transportadas pelo ar, incluindo vírus e bactérias.

O CCPD (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), nos Estados Unidos, apontam que as máscaras podem ser feitas em tempos de crise como último recurso e “devem ser usadas idealmente em combinação com um escudo facial que cubra toda a frente (que se estende até o queixo ou abaixo) e os lados do rosto.”

Um estudo de máscaras faciais caseiras da SmartAirFilters.com descobriu que camisetas de algodão e fronhas de algodão são os melhores materiais para fazer máscaras faciais em casa, com base em sua capacidade de capturar partículas e ainda assim permanecer respiráveis, e que elas têm um desempenho comparável às máscaras de grau cirúrgico.

1. Sobre produzir máscaras para uso pessoal

Se você deseja tomar  precaução extra e usar uma máscara facial quando não estiver doente, a melhor coisa a fazer é costurar uma máscara para si mesmo – não compre uma. Caso o faça, estará contribuindo para a escassez.

Reunimos abaixo alguns tutoriais simples para fazer máscaras caseiras e de uso pessoal, que protegem contra gotículas respiratórias. Lembre-se de que as bordas da máscara devem ficar bem ajustadas à pele.

Leia atentamente as instruções e escolha um modo de fazer que se adapte às suas habilidades de costura e aos materiais disponíveis:

O tutorial da marca de roupas norte-americana “State the Label”:

O tutorial da ONG Freesewing.org

Obtenha o padrão completo para esta máscara facial aqui.

2. Sobre produzir máscaras para uso médico

Se você é especialista em costura e deseja ajudar hospitais locais, pode fazer grandes lotes de máscaras em casa. Mas existem requisitos específicos que devem ser atendidos para que elas sejam aceitáveis para uso médico, portanto, siga-os. Caso contrário, seu trabalho pode ser inútil.

É sempre melhor entrar em contato com a equipe do hospital para ver se eles estão recebendo doações – alguns locais nem sequer permitem doações de equipamentos de proteção individual e outros têm especificações detalhadas para as máscaras faciais que podem receber.

Os tutoriais a seguir são para máscaras que foram recentemente aceitas pelos hospitais – especialmente no Estados Unidos.

Tutorial da ‘Sew It Online’:

Nota: Como muitos usuários observaram nos comentários do vídeo acima (clique aqui para ver o padrão), é melhor não inverter a máscara e usá-la do avesso, como sugerido.

Tutorial da ‘A Crafty Fox’: