Governo do Tocantins homenageia servidores aposentados em evento do Dia do Idoso no Igeprev

Por Marco Jacob/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), realizou, na ultima quinta-feira, 1º de outubro, o evento “Protagonistas da Nossa História”, em celebração ao Dia do Idoso. A programação ocorreu no auditório do Instituto, em Palmas, e homenageou 11 servidores aposentados e veteranos que dedicaram parte de suas trajetórias ao serviço público e contribuíram para a construção e o desenvolvimento do Tocantins.

Participaram da solenidade o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a presidente do Igeprev, Bárbara Mendes Gomes, além de autoridades, servidores, familiares e convidados.

Durante a cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de valorizar a experiência e a trajetória dos homenageados. “Experiência e capacidade a idade não tira.

Essas histórias todas são fundamentais para a vida das novas gerações”, ressaltou. O chefe do Executivo estadual também recebeu uma homenagem especial da organização do evento pelo compromisso com os servidores públicos.

A presidente do Igeprev, Bárbara Mendes Gomes, ressaltou que as histórias dos homenageados fazem parte da própria trajetória de construção do Tocantins.

“Todas as pessoas que compartilharam suas lembranças conosco viveram o começo do Tocantins. Elas ajudaram a construir o nosso Estado e a nossa cidade, assim como todos vocês que estão aqui, com trabalho, coragem e esperança. Hoje, ao ouvir suas vozes, nós lembramos que a história do Tocantins também é a história de quem esteve aqui, trabalhando todos os dias para que ele crescesse”, afirmou.

A abertura institucional contou com a exibição dos curtas documentários “Fragmentos da Memória” e “Protagonistas da Nossa História”, produzidos pelo Igeprev com roteiro e direção de Marco Jacob, com objetivo de preservar e compartilhar as memórias dos participantes do projeto.

Para Jacob “poder contar a história do Tocantins através do olhar de quem construiu o Estado é, sem dúvida, poder mergulhar nas raízes antropológicas tocantinenses. Conhecer o desenvolvimento e a superação que cada setor precisou lidar. Realmente uma grande aula de história do nosso estado.” Declara.

Na sequência, foram realizadas as homenagens aos 11 protagonistas: Maria Pereira de Jesus, Maria da Natividade Glória Ribeiro, Tenente Bismarco Dias de Sousa, 1º Sargento Valdemiro Pereira de Carvalho, Jorge Amancio de Oliveira, Luzia Barbosa Fonseca, Maria Lúcia Camelo, Francisco Camelo, Maria das Graças Lopes Vasconcelos, Raimundo Wanderley e Maria Madalena Rocha de Passos.

Os homenageados receberam certificados de reconhecimento e fotografias personalizadas produzidas durante um ensaio fotográfico realizado especialmente para o projeto.

A iniciativa reuniu profissionais com trajetórias ligadas a diferentes áreas, como educação, saúde, segurança pública, Justiça e administração pública, valorizando as contribuições de cada um para a história do Estado.

Ao comentar as produções audiovisuais, a presidente do Igeprev destacou o propósito de preservar as memórias e reconhecer a importância das histórias compartilhadas pelos participantes. “Preparamos esse documentário para guardar e compartilhar essas memórias. Queríamos que cada um pudesse se ver como nós o vemos: uma pessoa importante, com uma trajetória que merece ser conhecida e celebrada. Neste Dia do Idoso, quero dizer a vocês, com todo o carinho: sei que muitos talvez nem se reconheçam nessa palavra ‘idoso’, mas vejo aqui pessoas cheias de vida, de planos e de histórias para contar.”

A programação também contou com a palestra “A Vida Não Aposenta”, ministrada por Omar Hennemann, que abordou a valorização da vida, dos novos projetos e das possibilidades que surgem após a aposentadoria. O encontro foi encerrado com um momento de integração entre os participantes e convidados, com coffee break, cabine de fotos e confraternização.

A iniciativa reforçou o compromisso do Igeprev com a valorização dos aposentados e com a preservação das memórias daqueles que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Tocantins.