Ícone do site Gazeta do Cerrado

Caso Delta: Juiz condena Raul e Solange a prisão em ação; Defesa já recorreu

Solange Duailibe e Raul Filho - Divulgação

Decisão é do juiz Rafael Gonçalves de Paula da 3ª Vara Criminal de Palmas

Um novo desdobramento na investigação do contrato da empresa Delta com a prefeitura de Palmas na gestão do ex-prefeito Raul Filho.

O juiz da 3ª Vara Criminal de Palmas, Rafael Gonçalves de Paula deu uma decisão na qual condenou à prisão o ex-prefeito Raul Filho (PSD) e a esposa a ex-deputada Solange Duailibe (PT). A ação é do Ministério Público.

O juiz deu o direito deles recorrerem em liberdade.

Leia também – Inocentado no TRF, Raul diz estar motivado como nunca para disputar Prefeitura e que sucessores só fizeram “Maquiagem”

A defesa de Raul e Solange já recorreu E afirma que eles estão “inconformados com a sentença condenatória” e pedem que o caso seja remetido para o Tribunal de Justiça (2º grau) para que eles apresentem as razões para tentar mudar a condenação.

Publicidade

Acusações

Segundo a acusação do MP, os réus formaram uma organização criminosa que praticou fraudes em licitações para limpeza urbana de Palmas, que totalizaram R$ 116.980.831,79, em contratos firmados entre a Delta Construções e a Prefeitura de Palmas.

O empresário Carlinhos Cachoeira e dois ex-servidores da prefeitura na gestão de Raul Filho entre 2005 e 2012 também foram alvos da decisão.

Denúncia

A denúncia começou em 2012 na primeira instância, subiu para o Tribunal de Justiça durante o mandado da deputada Solange e voltou para a 3ª Vara Criminal após o fim do mandato.

Raul de Jesus filho teve a pena fixada em 9 anos e 2 meses de prisão, mais 7 anos e 6 meses de detenção e 130 dias-multa, cada dia no valor de 3 salários mínimos pelos crimes de corrupção passiva (duas vezes), lavagem de dinheiro, dispensar licitação fora das hipóteses previstas em lei, por quatro vezes, fraude à licitação (duas vezes) e formação de quadrilha em concurso material.

No final do recurso, se confirmar sua condenação, Raul cumprirá a pena em regime fechado, mas o juiz decidiu que ele pode recorrer em liberdade e só terá os direitos políticos suspensos durante quando cumprir a pena.

Entre os 13 acusados, um dos inocentados é o ex-secretário de Finanças Adjair de Lima e Silva da acusação de crime de dispensa de licitação.

Também está absolvido Silvio Roberto Moraes de Lima, ex-assessor da campanha eleitoral de Raul Filho, dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Solange e Raul

A Gazeta do Cerrado tentou por várias vezes ouvir os dois, mas não teve retorno. O espaço está aberto para a manifestação dos citados.

#SóNaGazeta
#RaulFilho
#SolangeDuailibe
#CasoDelta

Sair da versão mobile