Ícone do site Gazeta do Cerrado

Feira da 304 Sul reabre nesta terça com série de obrigações para feirantes

Os feirantes de alguns segmentos de alimentos receberam autorização da Prefeitura de Palmas para comercializar seus produtos a partir desta terça-feira, 14, na Feira da 304 Sul, em esquema de rodízio e com a alternância de trabalhadores. De terça-feira a sábado, das 9 às 19 horas, os moradores da Capital poderão adquirir alimentos não processados, como frutas, verduras, hortaliças e cereais. A medida só está sendo possível após um árduo trabalho da Prefeitura de Palmas para minimizar o avanço do coronavírus (Covid-19), na cidade.

As medidas de isolamento e sanitárias adotadas pela gestão municipal têm se mostrado efetivas, bem como do apoio popular e colaboração de cada pessoa para proteger suas famílias e evitar a contaminação pelo vírus. Ciente da importância da agricultura familiar, principalmente origem dos produtos vendidos nas feiras, a prefeita Cinthia Ribeiro, em conjunto com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), decidiu permitir a abertura das feiras nessa didática experimental.

Mais medidas

Segundo a Sedem, durante esse período de rotatividade ficam destinados três pontos de acesso à feira,  sendo entrada e saída pela área de estacionamento  e uma entrada para pedestre na área frontal. Além disso, as barracas obedecerão ao espaçamento mínimo de dois metros entre elas.

A comercialização de cereais, amêndoas e castanhas também é permitida, desde que sejam devidamente embalados.

A área de alimentação seguirá fechada e sem mesas e cadeiras. Portanto, é vedado o consumo de alimentos no local. Importante que as pessoas usem do bom senso nesse momento e evitem irem à feira com familiares ou amigos, além de serem didáticas na hora das compras e permanecerem na feira apenas o tempo necessário.

Publicidade

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), Joselita Monteiro, o órgão orientou que a produção de alimentos fosse mínima, seguindo os mesmos critérios para os demais serviços considerados essenciais.

Leia também: Índice de popularidade digital mostra Cínthia dentre gestores de capitais bem avaliados sobre medidas contra Covid

“Orientamos também que a Direção das Feiras promova a prática de educação sanitária voltada à informação dos feirantes e frequentadores quanto às boas práticas de alimentação, asseio pessoal e cuidados na prevenção do Coronavírus.

Ao longo da semana o COE avaliará o funcionamento com o acompanhamento das determinações. Vale destacar que a autorização poderá ser revista a qualquer tempo.

Os banheiros também possuem lixeiras com tampas e pedal, sabonete líquido, papel higiênico e papel toalha descartáveis. Esse tipo de lixeira também está distribuída em pontos estratégicos.

Outra medida é a intensificação da higienização dos ambientes, principalmente da frequência de limpeza e desinfecção. A rotina da coleta de dejetos será intensificada para evitar o acúmulo de matéria  orgânica e outros resíduos.

 

Obrigações dos feirantes

 Os feirantes deverão usar roupas limpas e de cor clara. Só serão aceitos dois profissionais por barraca, sendo que apenas um poderá manipular dinheiro, e cada local deverá dispor de álcool gel 70% em suas barracas, para o uso pessoal e dos seus clientes.

É obrigatório o uso permanente de máscara respiratória que deverá ser substituída a cada quatro horas. Outra medida de higiene é evitar tocar em olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas.

Os feirantes do grupo de risco (asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos, idosos, dentre outros) não poderão permanecer nas feiras. Crianças e menores de idade não podem acompanhar os trabalhadores.

Escala

A autorização vale para apenas para a abertura da Feira da 304 Sul, portanto os feirantes de outros locais terão que se deslocar para o local em dias alternados Com o objetivo de facilitar as ações de controle de grandes aglomerações fica definido que inicialmente irá abrir apenas a feira da 304 sul com atendimento todos os dias (terça a sábado) escalados da seguinte forma:

– Terça-feira: feirantes da 304 Sul

– Quarta-feira: feirantes da Arno 33 e Arno 61

– Quinta-feira: feirantes da Arse 112

– Sexta-feira: feirantes da 304 Sul

– Sábado: feirantes da Aureny 1

fonte: Secom Palmas

 

Coronavírus: Como se prevenir

DIY: Máscara caseira como fazer

FiqueEmCasa: Dados mostram TO como o estado onde menos estão cumprindo isolamento

FGTS: MP autoriza saque extraordinário de contas ativas e inativas

 

#TocantinsContraOCoronavírus
#EfeitoCorona
#GazetaDoCerrado

Sair da versão mobile