Dados são de geolocalização

Dados obtidos pela In Loco mostram o nível de isolamento social nos Estados brasileiros. A empresa mapeia o comportamento de 60 milhões de brasileiros por meio da geolocalização.

A geolocalização permite a localização geográfica de 1 dispositivo (como 1 celular) conectado a sinais de redes sem fio (como o wi-fi). A precisão média, no caso da In Loco, é de 3 metros.

Os dados não representam a população brasileira em sua totalidade, mas podem auxiliar o poder público ao apontar regiões onde há indício de maior circulação de pessoas, por exemplo.

Eis os dados por Unidade Federativa referente a 3 de abril:

Fonte do infográfico: Poder 360

Os dados mostram que a média nacional de pessoas que têm cumprido o isolamento é de 50,6%. Ou seja, metade dos brasileiros. Há 2 semanas, em 22 de março, o mesmo indicador chegou a atingir 69,6% –mais de 2/3 da população.

As unidades federativas com os maiores índices são: Goiás (56,6%), Distrito Federal (55,8%),  Ceará (53,8%), Pernambuco (53,1%) e Piauí (53,1%).

Já os lugares onde a população menos fica em casa são: Tocantins (41,8%), Roraima (42,7%), Rondônia (43,4%), Mato Grosso (44,2%) e Mato Grosso do Sul (44,8%).

Leia também: Coronavírus: Como se prevenir

O fundador da In Loco, André Ferraz, explica como o índice é calculado: “essa tecnologia consegue aprender, com base no local em que você mais passa tempo durante a noite, que aquele local é a sua casa. A partir disso, a gente consegue mapear o percentual de pessoas que, em uma determinada região, saíram de suas residências”.

A coleta de dados de geolocalização não interfere na privacidade dos usuários. É capturada apenas a movimentação do dispositivo. A tecnologia não dá acesso a dados pessoais ou números de telefone.

O apelo das autoridades

No Tocantins  todas as autoridades tem feito apelo pelo isolamento. Várias medidas estão em vigor para prevenção ao Covid-19.

Tocantins tem 18 casos confirmados, conforme boletim desta segunda-feira,06.  13 em Palmas, quatro em Araguaína e um em Dianópolis.

(Com informações do site Poder 360)

Leia também: Após registrar uma confirmação, Dianópolis tem 10 casos suspeitos e já descartou 13