Ícone do site Gazeta do Cerrado

Plantonista de UTI pediátrica do maior hospital público do TO testa positivo para a Covid e é afastada

 Equipe Gazeta do Cerrado

Nesta sexta-feira, 01, recebemos a informação de que uma servidora da UTI Pediátrica do Hospital Geral de Palmas – HGP, estaria com Covid-19 e segundo o denunciante, a mesma teria trabalhado doente.

Solicitamos informações a SES, que  informou através de nota que uma plantonista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) realmente testou positivo para Covid-19. Conforme Secretaria, após apresentar sintomas leves da doença, a servidora foi imediatamente afastada de suas atividades.
Destacou que “toda a equipe que teve contato com a referida servidora está em monitoramento e ao menor sinal de sintomas gripais são orientados a comunicarem sua coordenação e seguirem o fluxo normal de pacientes com suspeita da doença.” ( veja íntegra da nota no final da matéria )
Disse ainda que tem tomado todas as medidas cabíveis para evitar a disseminação do novo Coronavírus nas unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual. Para tanto, já foram restritos os acompanhamentos, proibido as visitas e todos os profissionais são orientados a não comparecerem ao trabalho diante de qualquer sintoma gripal.

Confira íntegra da Nota

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que uma plantonista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) testou positivo para Covid-19. Após apresentar sintomas leves da doença, a servidora foi imediatamente afastada de suas atividades.

A SES destaca que toda a equipe que teve contato com a referida servidora está em monitoramento e ao menor sinal de sintomas gripais são orientados a comunicarem sua coordenação e seguirem o fluxo normal de pacientes com suspeita da doença.A SES enfatiza que tem tomado todas as medidas cabíveis para evitar a disseminação do novo Coronavírus nas unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual. Para tanto, já foram restritos os acompanhamentos, proibido as visitas e todos os profissionais são orientados a não comparecerem ao trabalho diante de qualquer sintoma gripal.

A SES destaca que, para todo atendimento realizado, a equipe multiprofissional do HGP  está devidamente paramentada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), portanto, a probabilidade de transmissão dentro do ambiente hospitalar, por parte dos profissionais, é consideravelmente reduzida.

Palmas, 01 de maio de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

Leia também:

DIY: Máscara caseira como fazer

Especialistas reforçam defesa ao isolamento: “pico no Tocantins está apenas no começo”, revela infectologista

Distanciamento social: Por que é necessário?

Sair da versão mobile