Entre os dias 3 e 7 de abril, o Pavilhão da Bienal recebe a 15ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo. Neste ano, as novidades incluem conversas com artistas, ciclo de debates e lançamentos editoriais.
Para Fernanda Feitosa, fundadora e diretora do festival, o evento é essencial para o mercado da arte. “A SP-Arte é composta de galerias qualificadas e artistas relevantes. Em nível nacional isso ajuda a divulgar a arte brasileira, já em nível local posiciona São Paulo como uma metrópole cultural”, diz.
Além de receber diversos expositores de arte e design do país e do mundo, o evento reforça seu papel enquanto plataforma de fomento à cultura nacional. O tema será discutido pelos antropólogos Hélio Menezes e Lilia Schwarcz, curadores da exposição Histórias afro-atlânticas, do MASP, junto da curadora do último Valongo Festival de Imagem, Diane Lime.
Também nos “Talks”, Carol Pino, representante da plataforma Artsy na América Latina, fala inovações do mercado de arte assim como o curador do Instituto Tomie Ohtake, Paulo Miyada, fala sobre arte latino-americana.
Outra novidade fica por conta do “Meet the Artists”, uma série de conversas com artistas que têm como objetivo promover a troca de experiências e a compreensão de suas obras.
Na semana da 15ª SP-Arte, as atividades gratuitas também estarão presentes. O festival contará com visitas a estúdios de artistas e eventos em galerias pela cidade com o “Circuito Ateliês Abertos” e as “Gallery Nights”.
Após perceber o crescimento do setor do design, outra aposta é o aumento de participantes da área. O pavilhão será ocupado por 45 expositores, 12 a mais que no ano anterior. A divisão será em cinco núcleos diferentes: Moderno, Contemporâneo, Arquitetos, Designers Independentes e Antiquários. “Hoje em dia não há mais a separação entre arte e design, as fronteiras entre eles se complementam e o design se torna objeto de arte”, conta Fernanda.
Já o “Lounge de Lançamentos” irá destacar novas publicações de artistas, curadores e pesquisadores das artes visuais. Dentre eles está a biografia de Tarsila do Amaral, que recria a trajetória da artista. O lançamento do livro “Tarsila, a modernista” contará com a presença da autora Nádia Batella Gotlib.
15ª edição da SP-Arte
4 a 6 de abril – Quinta à sábado, das 13h às 21h.
7 de abril – Domingo, de 11h às 19h.
Onde: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo.
Entrada: R$ 50 (geral) e R$ 20 (meia).
Fonte: Casa e Jardim