Os armários embutidos podem ser a solução perfeita para otimizar o espaço do seu quarto, seja ele de casal, solteiro ou infantil. Além de práticos, eles também são uma boa opção quando falamos de estética, já que existe uma grande diversidade de acabamentos que podem ser utilizados à escolha do morador, o que ajuda a manter o mesmo estilo em todos os elementos utilizados no cômodo. Uma das dicas valiosas se você apostar nesta alternativa é pensar estrategicamente na divisão interna do armário, que depende totalmente das necessidades de quem irá usar este móvel. Com boas opções de marcenaria e iluminação, além de uma boa divisão interna, o armário do quarto vai ficar exatamente do jeito que você quer. Neste livro de ideias você confere modelos diferentes e opções de acabamento e marcenaria diversas, além de dicas para personalizar o seu espaço.
1.Marrom e elegante
O acabamento em cor escura deste armário torna este espaço charmoso e sofisticado. A paleta de cores em tons bege é seguida também nas cortinas e na roupa de cama, conferindo unidade visual a este quarto de casal.
2. Branco e leve
Este armário embutido trouxe leveza a este quarto em tons claros. Com duas portas espelhadas, ele também contribui para conferir amplitude ao cômodo. Se você possui muitas gravatas, cintos e bolsas não se esqueça de criar espaços dedicados a estes acessórios na hora de montar o interior do seu armário embutido.
3. Finalizado com espelhos
Para aproveitar o pouco espaço neste quarto, o armário embutido foi instalado em uma das quinas, em um recuo da planta. Além disso, o projeto de marcenaria também aproveitou o espaço para incluir prateleiras funcionais, que podem ajudar o morador a organizar os objetos pessoais, como livros e fotos, além de itens como joias e outros.
4. Simples e eficiente
Este armário embutido, que possui um design simples e puxadores clássicos, cumpre bem o seu papel de armazenar as roupas e acessórios do morador, além de aproveitar bem o espaço do quarto.
5. Em volta da cama
Para aproveitar os espaços nas laterais da cama de casal, o morador deste apartamento optou por instalar neste local os armários embutidos de madeira clara e com um acabamento espelhado.
6. Com frestas
As frestas no acabamento deste armário embutido garantem a circulação de ar dentro do móvel, que é pintado de branco e possui detalhes em madeira.
7. Encaixado no gesso
Este amplo armário em madeira branca fica logo na entrada do quarto. Para aproveitar melhor o espaço do local, ele foi projetado do chão até o acabamento de gesso do teto.
8. Portas largas e espelhadas
Neste quarto de menina, o projeto reservou espaço para um armário embutido com largas portas de correr. Mais uma vez o acabamento de espelho confere a sensação de amplitude ao local, e as portas de correr ajudam a otimizar o espaço disponível.
9. Em frente à cama
O projeto de marcenaria deste quarto dedicou um espaço ao lado do armário para uma penteadeira. O arquiteto optou por incluir portas de correr neste móvel, o que pode ser uma boa ideia principalmente se você não possuir muito espaço no cômodo.
10. Ao lado da escrivaninha
O armário embutido deste quarto foi planejado com alturas diferentes e em um tom moderno, com linhas retas. Ao lado do armário continua o projeto de marcenaria que criou uma mesa para estudos, além de prateleiras para livros e outros objetos.
11. Mix de cores
Com acabamento moderno, este armário apresenta duas cores, o branco e a madeira clara. O tipo de madeira que pode ser utilizado na execução de um armário como este é o MDF ou a madeira maciça. O MDF possui um bom custo benefício e boa durabilidade. Já a madeira maciça também possui boa durabilidade, mas é um material mais caro.
12. Para separar o ambiente
O modelo deste armário embutido é uma ótima inspiração para quem quer instalar um armário no quarto, mas também portas que possam levar a outros cômodos, como o banheiro da suíte.
13. Portas transparentes
Outra opção para os armários embutidos são o acabamento transparente, como este da foto. Este tipo de acabamento pode facilitar o seu dia a dia e te ajudar a encontrar as roupas e acessórios que você precisa de forma mais rápida.
14. Como moldura da porta
Com finalização transparente, este armário foi construído como uma moldura ao redor da porta e ocupa uma das paredes do quarto.
15. Em madeira clara
O armário deste quarto rodeia o quarto e garante espaço para o armazenamento de todos os itens do casal. Se você quiser aproveitar esta ideia, não se esqueça de pensar na altura dos cabideiros e que tipo de roupa eles precisam acomodar. Além disso, a qualidade do material escolhido é um ponto importante. No caso de cabideiros, o alumínio é uma boa escolha, devido à resistência do material.
16. Do chão ao teto
Este armário finalizado com espelhos ocupa toda a extensão da parede deste cômodo e vai do chão ao teto, para aproveitar mais espaço e permitir um maior armazenamento de roupas e objetos. Outra dica para projetar o seu armário embutido é pensar é nas corrediças das gavetas e na profundidade delas, já que você provavelmente vai precisar acomodar roupas com diferentes texturas e volumes.
Por Flávia Coe, do Homify