Da AL – Maju Cotrim

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tomou posse na manhã deste domingo (1º) em solenidade na Assembleia Legislativa (Aleto).

A posse do governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice, Laurez Moreira (PDT), mobiliza a classe política que compareceu em peso. O acesso para o evento obedece protocolos do cerimonial da Assembleia Legislativa.

No evento estão maioria dos deputados estaduais e também parlamentares federais. Estão presentes o senador Eduardo Gomes, a senadora eleita Professora Dorinha, os deputados federais Vicentinho Junior, Carlos Gaguim e Eli Borges.

O que diz Wanderlei

Em seu primeiro discurso após a posse Wanderlei fez questão de cumprimentar todos nominalmente.

Ele chegou a chorar ao cumprimentar o pai : “sempre foi minha referência”.

“Farei meu governo de maneira simples, não sendo governador de dentro de gabinete, não farei uma gestão onde as pessoas não vão me enxergar”, comentou.

“Fazemos nosso governo discutindo, conversando, unidos e fazendo o que é melhor para a população”, disse aos secretários.

Ele destacou algumas ações por áreas. Na saúde citou a aquisição de medicamentos, aumento de leitos e mais de 12 mil cirurgias eletivas. “Zeramos as filas de cirurgias cardíacas pediátricas”, comentou.

Na infraestrutura ele falou da recuperações das rodovias com investimento de R$ 700 milhões, mais de mil km recuperados. “Temos a recuperação de recuperar e construir novas rodovias”, citou.

Wanderlei comentou ainda que trabalhou em parcerias com os municípios. “Não trabalhamos para os prefeitos, trabalhamos para o povo, fizemos sem olhar cor partidária”, comentou.

Sobre as moradias, ele anunciou a criação da secretaria de habitação e cidades.

Na segurança pública ele também apresentou os números e ações. “Formo equipe baseado nos currículos”, disse.

Convivência política

“Votei hum candidato a presidente mas tenho que conviver e conviver bem com o escolhido pela maioria da população, não vou prejudicar o Estado por falta de boa convivência, vou continuar batendo na porta de todos”, disse.

Ele citou várias vezes o nome do senador Eduardo Gomes em sua fala. Wanderlei citou ainda a Boa convivência com a Casa de leis e do pagamento das emendas.
Veja mais falas dele:

“Continuaremos fazer gestão de forma compartilhada”, disse em outro momento.

“Finalizamos o ano com 804 milhões”, disse.

“Nosso governo e para fazer as coisas com coerência e decência”

“Eu não vou mandar, eu vou comandar”

Discursos

O deputado Ivory de Lira falou em nome dos deputados estaduais da Casa. “Dois cidadãos que tem histórias bonitas, de trabalho e luta”, disse.

Ele falou de convivência com Wanderlei por quatro mandatos de vereador na capital. “Conheço o caráter dele”, disse. “Na construção da gestão houve uma participação da Assembleia que sempre procurou debater e convergiam no momento certo para que o resultado das políticas chegassem á população”, disse.

“Temos uma responsabilidade grande com o Estado do Tocantins”, disse aos colegas parlamentares.

Em seguida o presidente da Casa, Antônio Andrade se manifestou e falou em sentimento de “lealdade” a Wanderlei a quem chamou de “homem do povo”.

“O Tocantins vai buscar por definitivo o terreno da calmaria política”, chegou a dizer.