Nesse domingo, 31, foram aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação – Foto: Divulgação
Nesse domingo, 31, aconteceu o primeiro Enem Digital, porém, não foi como esperado. Muitos participantes relataram problemas técnicos, e a taxa de abstenção foi alta, de 58,1% no Tocantins. Foram 968 estudantes, e apenas 406 realizaram as provas, ou seja, 562 candidatos faltaram. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No Brasil, o índice foi de 68%. No Tocantins só houve aplicação neste formato na capital. Foram 11 locais de provas e 42 laboratórios com computadores estavam disponíveis para os candidatos. Muitos estudantes relaram estudantes enfrentaram falhas técnicas em pelo menos três locais de provas. Alguns não conseguiram fazer as provas, foram dispensados sem responder as questões, e orientados a registrar um boletim de ocorrência.
Nesse domingo, 31, foram aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo dia 7 de fevereiro serão as avaliações de matemática e ciências da natureza.
A versão impressa do Enem 2020 foi realizada em 17 e 24 de janeiro e no Tocantins os índices de abstenção foram de 54,4% no primeiro dia e 58,7% no segundo, ficando acima da média nacional nas duas etapas.