O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido), segue fazendo nomeações para reorganizar o primeiro escalão do governo após o afastamento de Mauro Carlesse (PSL) pelo Superior Tribunal de Justiça. Nessa quarta-feira, 3, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), foram nomeados novos titulares para a Agência Tocantinense de Obras (Ageto) e para o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).

Para a Ageto foi escolhido o ex-prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro, o que foi adiantado pela Gazeta do Cerrado, ainda na semana passada. Pinheiro comandou Itapiratins entre 2013 e 2019 e é o segundo ex-gestor de um município tocantinense a integrar a equipe de Wanderlei, já que Jairo Mariano, que era prefeito de Pedro Afonso, ficou no comando da Secretaria da Fazenda.

Já o Itertins vai ficar sob o comando do advogado Robson Moura Figueiredo Lima. O instituto é responsável por cuidar da regularização de terras em todo o estado. Houve ainda nomeações de vários servidores para o segundo escalão, incluindo mudanças no comando de algumas unidades do Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

O Diário Oficial também trouxe a determinação para que Renato Jayme acumule a presidência do Naturatins com o comando da Agência de Mineração, que estava sem gestor desde que Tom Lyra deixou o governo.

Além disso, ficou determinado que o diretor de planejamento e gestão dos recursos hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Aldo Araújo, vai responder pela pasta até o dia 11 de novembro. A titular da pasta, Miyuki Hyashida, está em Glasgow, na Escócia, representando o Tocantins na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26).