1º Festival de Pequi e Buriti começa nesta sexta em Porto Nacional

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 07/11/2019

Última atualização em 07/11/2019 11:44

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O próximo fim de semana em Porto Nacional promete! É que vai começar, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o 1º Festival do Pequi e Buriti. Projeto inédito na cidade, idealizado pelo prefeito Joaquim Maia e pelo secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia.

O intuito é fortalecer a cadeia de serviços e comércio do Município, com foco na gastronomia, na produção de artesanatos e de produtos derivados do pequi e do buriti. Na ocasião, acontecerá a I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional. Todo o evento será no Espaço Cultural Beira Rio.

Os preços variam de R$ 2 a R$ 20,00, incluindo pratos prontos, pastéis, tapiocas recheadas, bolos, doces e salgados, que serão feitos por cozinheiros, chefs de cozinha, microempreendedores e pelos amantes da culinária regional.

Um ambiente favorável para o desenvolvimento turístico, inserindo Porto Nacional como destino e rota do turismo gastronômico do estado do Tocantins, estimulando a formalização de pequenos negócios como empreendedores individuais e, ao mesmo tempo, fomentando a produção artesanal, criando condições para sua comercialização.

O fomento ao turismo local, especificamente, é outro destaque importante que vai colocar a cidade em evidência regional, estadual e nacional, além de capacitar os profissionais que atendem nos bares, restaurantes e hotéis da cidade para o Festival, evento integrante do Circuito Cultural-Turístico Portuense, bem como, capacitar os pequenos negócios de alimentação na categoria ambulante.

“Nosso primeiro Festival Gastronômico nominado de Festival do Pequi e Buriti será uma grande amostra da culinária tocantinense”, disse empolgado e satisfeito o secretário Arnaldo Bahia. Segundo ele, todos os pratos serão produzidos com os frutos pequi e buriti, e igualmente, os artesanatos. “São produtos típicos da vegetação do cerrado brasileiro, e que é de extrema importância evidenciá-los”, disse Bahia.

Junto com o Festival Gastronômico, o Secretário informou que haverá a I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional. São fábricas do estado do Tocantins – sete cervejarias artesanais estarão presentes no evento, com diversos tipos de chopes, ofertando seus produtos. Uma exposição diferente e atrativa.

Vinte e cinco estandes estarão disponíveis para visitação do público. A condição natural de cada participante no Festival Gastronômico é ter produtos originários do pequi e do buriti. Haverá também shows com artistas locais e regionais, um trabalho que está sendo feito para valorizar os músicos portuenses e tocantinenses.

“Queremos trazer a comunidade, turistas, visitantes, empreendedores e os amantes do pequi e buriti para degustar essa culinária riquíssima do cerrado. São pratos distintos, mas com a mesma essência”, disse Arnaldo Bahia.

“O prefeito Joaquim Maia é um entendedor e um grande apoiador de todas as iniciativas da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo. Sem sua força, certamente não avançaríamos tanto. Muito mais faremos”, frisou o Secretário.

Fonte: Assessoria Porto Nacional

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]