A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros realizam a 1º Fórum da Cadeia Produtiva do Leite no Tocantins na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019), no Portal da Pecuária, nesta quarta-feira, 8, dentro da programação do evento, que segue até o sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Na programação do fórum acontecem diversas atividades como palestras e demonstrações de atividades leiteiras, principalmente, na área sanitária e de combate a doenças como a mastite bovina.
A palestrante Carla Vasconcelos apresentou ferramentas para serem usadas no controle da mastite bovina. A doença pode reduzir a produção do leite de 20% a 70%, dependendo da gravidade da mastite. “Além disso diminui o valor dos produtos e causa doença clínicas nos animais”, destacou.
A médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, explica que o fórum é mais um incentivo a cadeia produtiva da produção leiteria. “É um evento que mostra a importância da produção do segmento para o desenvolvimento da cadeia produtiva com um todo no Tocantins”, afirmou.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, abordou diversos temas em sua palestras como: politicas públicas, pecuária leiteira em defesa da classe dos produtores, produção e derivados. “O importante é mostrar os gargalos que impedem a competitividade, sendo o custo da produção o maior problema na cadeia produtiva do leite”, argumentou.