Exclusivo Gazeta do Cerrado
O primeiro semestre parlamentar na Câmara dos Deputados finaliza nesta semana. A Gazeta levantou por meio do site da Casa, as atividades parlamentares realizadas pelos oito deputados federais do Tocantins.
Os oito deputados são Carlos Henrique Gaguim (DEM), Celio Moura (PT), Professora Dorinha (DEM), Dulce Miranda (MDB), Eli Borges (SD), Osires Damaso (PSC), Tiago Dimas (SD), e Vicentinho Júnior (PR).
Foram levantados o número de proposições, as comissões que cada um participa, quantos discursos foram feitos em plenário e a presença de cada parlamentar.
Carlos Henrique Gaguim
O deputado Carlos Gaguim neste primeiro semestre apresentou 31 proposições, participa de cinco comissões, discursou 19 vezes e compareceu em todas as 59 sessões deste primeiro semestre. Ele é o coordenador da bancada federal do Tocantins.
Célio Moura
O petista Célio Moura acumula um total de 81 discursos, 36 proposições, participa de cinco comissões e compareceu à 58 das 59 sessões da Câmara, faltando apenas uma vez.
Professora Dorinha
A deputada Professora Dorinha compõe quatro comissões, e é a parlamentar que possui mais proposições, são 40. Ela discursou nove vezes e faltou a sete sessões, das 59. Foi um dos grandes destaques do semestre na defesa das bandeiras da Educação e da representação feminina. É coordenadora da bancada feminina na Câmara.
Dulce Miranda
A emedebista Dulce Miranda participou de 51 das 59 sessões, faltando oito vezes. Discursou apenas uma vez, participa de seis comissões e teve 12 proposições na Casa nestes primeiros seis meses do ano.
Eli Borges
O deputado Eli Borges foi o que mais discursou neste primeiro semestre, foram 85 discursos. As proposições somam 19. Ele participa de três comissões e acumula três faltas.
Osires Damaso
Junto com Gaguim, o deputado Osires Damaso participou de todas as 59 sessões. Apresentou nove proposições, discursou sete vezes e participa de três comissões. De primeiro mandato federal, ele teve uma atuação marcada em prol do ramo empresarial.
Tiago Dimas
O deputado Tiago Dimas, junto com Dulce Miranda, acumulam seis comissões cada. O parlamentar apresentou 30 proposições, discursou 33 vezes e faltou duas vezes as sessões. Por unanimidade, a Câmara dos Deputados aprovou, um projeto dele que beneficia diretamente todos os autistas do país, em especial as crianças. A proposta de número 1.712/2019, obriga o poder público, sob o comando da União, a fomentar projetos e programas de atenção à saúde e educação especializada para quem sofre com o transtorno desse espectro. Foi um dos projetos com aprovação mais rápida da Câmara.
Vicentinho Junior
Vicentinho Junior acumula oito faltas neste primeiro semestre. Participa de cinco comissões, apresentou 21 proposições e discursou 35 vezes em plenário. O deputado participou de grandes debates importantes como a questão das tarifas e voos para o Tocantins e a busca de recursos para o Estado.
________________________________________________________________________