Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
A Gazeta do Cerrado traz mais uma matéria especial com as propostas dos candidatos que irão para o segundo turno nestas eleições suplementares, Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR). O tema da tarde desta segunda-feira, 11, é Saúde. As proposta são baseadas nos Planos de Governo apresentados pela coligação de cada postulante. A votação acontece no próximo dia 24.
Mauro Carlesse
O Plano de Governo de Mauro Carlesse (PHS) para a Saúde é dividido em três períodos.
Segundo o plano, nos primeiros 60 dias, a gestão pretende zerar a fila de cirurgias eletivas na rede hospitalar, realizando 6 mil cirurgias; restabelecer a relação de confiança com poder judiciário e fornecedores; e reorganizar os cargos e funções para economicidade e redução da folha de pagamento.
Conforme a coligação, com 120 dias, Carlesse já deseja realizar estudos técnicos para a reorganização da Rede Hospitalar do Estado; a conclusão das obras de reforma e ampliação dos hospitais de Porto Nacional , Gurupi e Araguaína; e a implantação do painel de ocupação dos hospitais.
E nos últimos 180 dias, promover a repactuação do relacionamento Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Rede Hospitalar com os municípios; redimensionar os profissionais de saúde nos hospitais; e eliminar a ocupação dos corredores dos hospitais Araguaína e Gurupi, descreve o plano.
Vicentinho Alves
De acordo com o Plano de Governo de Vicentinho Alves, o objetivo da gestão, é assegurar a normalidade do atendimento básico de saúde, ofertando atendimento nas unidades existentes no estado, e conveniados, por meio da garantia da disponibilidade de materiais e equipamentos, alimentação, limpeza e pessoal.
Segundo a coligação, o foco da gestão também é a garantia de todas as condições necessárias para realização das cirurgias eletivas agendadas dependentes, de todos os graus de complexidade, por meio da calendarização das cirurgias com critérios de atendimento.
Outro ponto destacado, é o fortalecimento e garantia do serviço de saúde pública com foco na qualidade, humanização e excelência da promoção, prevenção, atenção e recuperação das pessoas, por meio da valorização dos profissionais de saúde, de uma gestão inteligente, da construção, da reforma ou ampliação da infraestrutura e fazer uso da tecnologia da informação avançada.
O último ponto destacado pela coligação É a Vez dos Tocantinenses no plano, é o aperfeiçoamento da gestão compartilhada entre os entes federados.