Alunos de escolas públicas dos municípios de Arapoema e Pau D’Arco participaram, nesta quinta-feira, 21, da soltura de 20 mil filhotes de peixes nativos nas águas dos rios Araguaia e Jenipapo. A iniciativa é fruto de uma ação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Arapoema, que visa orientar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.
De acordo com o promotor de Justiça Caleb Melo, idealizador do projeto, os 20 mil peixes foram adquiridos por meio de transações penais decorrentes de crimes ambientais, num valor estimado de R$ 8 mil.
“É importante contarmos com a conscientização das crianças, para que estas influenciem os adultos na preservação das espécies aquáticas nesse período de piracema”, disse Caleb. Está previsto para o mês de dezembro mais uma soltura de peixes. Desta vez serão 2 mil filhotes da espécie pintado, que serão soltos nos rios por alunos do município de Bandeirantes do Tocantins.
Piracema
A Portaria 270/2019, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estabelece o período de defeso da piracema entre 1º de novembro de 2019 e 29 de fevereiro de 2020. Durante este período, fica proibido o exercício da pesca em todas as modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro recurso hídrico do Tocantins. É permitida, apenas, a pesca de subsistência praticada por ribeirinhos, sendo vedada a comercialização e o transporte do pescado.
A defesa da piracema visa garantir a reprodução dos peixes, que nadam rio acima contra a correnteza para realizar a desova. (João Lino Cavalcante)
fonte: Imprensa MPTO