Dentre federais e estaduais, estão previstos ainda oito feriados para este ano no Tocantins. No Estado, ao todo, são 16 datas entre feriados e pontos facultativos. Sendo que quatro caíram no final de semana.

Confira a lista dos feriados de 2017:

 7 de setembro (quinta): Independência do Brasil (feriado nacional);
– 12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
– 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
– 2 de novembro (quinta): Finados (feriado nacional);
– 15 de novembro (quarta): Proclamação da República (feriado nacional);
– 25 de dezembro (segunda): Natal (feriado nacional);

Feriados estaduais
– 8 de setembro (sexta): Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Estado (feriado estadual);
– 5 de outubro (quinta): Dia da Criação do Estado (feriado estadual);

Como aproveitar bem o feriado

feriado-770x470

Para começar o assunto, quando falamos em viagens, elas podem ser de todos os tipos: viagem aérea internacional, nacional, viagem de carro para o estado vizinho, viagem para o hotel fazenda na cidade ao lado… e no fim das contas, até conhecer pontos turísticos da sua cidade vale! Antes de iniciar a lista de dicas, olhe bem o seu calendário. Aí vão os feriados nacionais “emendáveis” que ainda restam este ano:

07/09 – Quinta-feira – Independência do Brasil

12/10 – Quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida

02/11 – Quinta-feira – Finados

15/11 – Quarta-feira – Proclamação da República

25/12 – Segunda-feira – Natal

1 – Se organize

O primeiro passo para viajar mais é conseguir se organizar. Organizar as finanças e o tempo! De nada adianta ter dinheiro se você não tiver tempo para curtir fazendo o que gosta.

Se você trabalha por conta própria pode até parecer mais fácil ter tempo para viajar, afinal você não tem horário fixo. Mas isso pode ser uma tremenda armadilha! Se você não se organizar, colocar metas claras de trabalho e cumprir todas elas, vai se pegar trabalhando em todos os feriados do ano.

Já em um escritório é preciso aprender a negociar. Com tantos feriados nacionais perto do final de semana dá para passar facilmente de 4 a 5 dias viajando. Entretanto, depende da flexibilidade da empresa onde você trabalha.

Uma boa ideia é sugerir ao chefe que faça um rodízio de folgas nos feriados, assim todos da equipe conseguem aproveitar pelo menos um feriado estendido. O combinado não sai caro. Negocie de trabalhar esse “saldo negativo” de horas nas semanas antes, termine as pendências com antecedências e todos saem ganhando.

Deixe também a preguiça de lado e resolva todas as suas pendências pessoais nos dias úteis. Assim você pode aproveitar o feriado com a consciência tranquila, sem ficar pensando naquela conta que esqueceu de pagar, ou que precisa chamar o eletricista em casa… Essas são “ótimas” desculpas para dizer que não pode sair de casa.

Organizar as finanças é fundamental! Se puder, faça uma poupança para viagem separada do restante das suas economias. Pode ser um investimento no banco ou um cofrinho em casa. Assim quando chegar a hora de viajar você já tem boa parte do dinheiro.

Antecedência

Sabendo que terá um feriado para chamar de seu com antecedência é possível aproveitar as melhores oportunidades.

No caso de passagens aéreas, quanto antes você começar a pesquisar, melhor. Você pode comprar com preços melhores ou até ter tempo para esperar surgir uma promoção.

Para passagens de ônibus, o problema não é o preço, mas sim a disponibilidade de assentos. Geralmente as empresas de ônibus não alteram os valores em feriados, mas a disponibilidade é limitada e a procura é grande. Hoje em dia a maioria das empresas vende pela internet, o que facilita a vida para comprar com antecedência.

Para fazer reservas de hotéis não tenha dúvidas de que quanto antes, melhor! Os hotéis que esgotam as vagas mais rapidamente são aqueles que, independente do valor, oferecem melhor custo x benefício ao hóspede. Isso significa que ele oferece o melhor serviço possível dentro daquela faixa de valor de hospedagem. Para aproveitar as melhores oportunidades, reserve o quanto antes.

No site do Booking.com,  você tem a opção de fazer a reserva com o cancelamento gratuito até dias antes da data reservada. Uma bela vantagem para quem ainda está em dúvida.

E por fim, e puder pagar tudo com antecedência é o melhor dos mundos, pois é triste ver uma parcela de passagem aérea na fatura 6 meses depois da viagem. Por isso é importante se programar com antecedência.

2 – Destinos de curta duração

Na verdade o “custo fixo” deve sempre ser considerado (em dinheiro e tempo).

Vale a pena viajar tanto tempo e gastar com uma passagem cara para se divertir praticamente 2 dias? Se você acha que sim, siga em frente! Mas você pode alocar melhor o seu roteiro para curtir mais tempo no destino.

Considere também a possibilidade de conhecer destinos próximos, onde você possa chegar de carro ou de ônibus com tranquilidade. Partindo de qualquer cidade do Brasil há um refúgio diferente em 2 ou 3 horas de carro. Pode ser uma cidade com cachoeira, praia, museu, fazenda, música… o que você curtir!

3 – Quer viajar de avião?

Há duas boas formas de economizar.

Buscar passagens mais baratas

É claro que encontramos muito menos promoções de passagens aéreas nos feriados, pois é a questão da relação entre oferta e demanda. Entretanto existem alguns “pulos do gato” para não gastar todas as economias em um só feriado.

Nem todas as cidades com aeroportos são procuradas nos feriados nacionais. Pense em destinos que você gostaria de conhecer, entre em um site de pesquisas de passagem e se surpreenda! Pesquise todos eles, veja opções de datas próximas, faça todas as combinações possíveis.

Você pode pesquisar o histórico dos preços de passagens nesses sites também. Se achar que ainda estão caras, guarde esse valor e aguarde algum feirão de passagens. Normalmente eles acontecem aos finais de semana e são boas oportunidades de conseguir um desconto a mais.

Comprar com milhas

Já pensou em viajar de graça? Pois é! Viajar com milhas de graça!

Muita gente acha que é complicado viajar com milhas, mas é mais simples do que você imagina.

Existem muitas formas de acumular milhas, como na compra das passagens, programas de postos de gasolina e elas estão bem detalhadas neste guia do site Melhores Destinos. Assim como os programas oferecidos pelas companhias aéreas.

A forma mais comum de acumular milhas é usando o seu cartão de créditopara pagar as suas despesas. Cada cartão, de cada banco, tem uma regra diferente. Normalmente o acúmulo é contabilizado com de 1 a 2,2 milhas a cada dólar gasto. O resultado, é claro, depende da cotação da moeda.

Os cartões que acumulam mais são os chamados “top”, como Mastercard Black e Visa Infinity. Mas eles também são os que tem as anuidades mais caras. Conversando com o seu gerente e dependendo do seu relacionamento com o banco (e de quanto é a sua renda e de quanto você gasta no cartão) você consegue descontos ou até a isenção de anuidade. Além disso, alguns desses cartões oferecem seguro saúde gratuito para viagens internacionais se a passagem aérea tiver sido paga com ele. Vale a pena investir.

Se você puder pagar tudo no cartão de crédito, o acúmulo será mais rápido. Mas um cuidado deve ser tomado: não se perca nas contas! Acompanhe a sua fatura para não passar por sufoco na hora de pagar.

Hora de transferir as milhas

Outra dica importante é não se afobar. Guarde suas milhas no programa do seu banco, cuidando para que não vençam, e só transfira para um programa de companhias aéreas quando for comprar uma passagem ou quando houver alguma promoção.

Os programas sempre oferecem a possibilidade de ganhar uma porcentagem a mais quando a transferência se dá no período de promoção. Por exemplo: transfira suas milhas até o dia X e ganhe 50% de bônus. Se você tinha 20.000, agora terá 30.000 milhas! Mas transfira para a companhia aérea que tem bons trechos para os destinos que você pretende visitar, ou acabará com as milhas presas sem poder usar.

E igualmente às passagens compradas com dinheiro, há promoções esporadicamente onde os trechos ficam bem acessíveis para quem não consegue acumular tantas milhas.

Se seguindo todas essas dicas você ainda não puder ou não quiser viajar nos feriados nacionais de 2017, viaje em casa mesmo! Aproveite o dia livre e veja filmes sobre viagens, documentários sobre gastronomia… Hoje com os serviços de streaming como o Netflix e tantos outros você conhece o mundo sem sair do sofá.