Foto – Divulgação

Maju Cotrim

No cenário das Eleições de 2022 algumas sinalizações começam a ganhar corpo na disputa ao Senado. Uma delas é uma possível pré-candidatura da deputada federal Professora Dorinha.

Cuidadosa em declarar pretensões, Dorinha tem recebido “romaria” de vereadores e prefeitos que tem tratado com ela sobre o assunto. Todos estão ansiosos para que ela faça declarações sobre essa pretensão.

Na semana passada ela foi categórica: “Estou à disposição do meu Estado e se for uma decisão de grupo estou pronta”.

A deputada ampliou sua expressão nacional neste mandato não só em razão da relatoria do Fundeb, mas principalmente pela atuação em outras frentes nacionais.

O nome da parlamentar é tido como leve e sem rejeições em algumas pesquisas de consumo feitas até agora.

E o partido?

A fusão do Democratas com o PSL trouxe um fato novo neste contexto, já que agora Dorinha provavelmente estará no mesmo partido que o governador Mauro Carlesse, que saiu recentemente do Democratas justamente por ela estar na presidência.

O comando do partido no Estado ainda não está definido e deve ocorrer só após o término da fusão do partido. Até lá Dorinha já é sondada por vários partidos nos bastidores porém a cúpula nacional da nova legenda tem total confiança política nela e abraça totalmente a ideia de uma candidatura ao Senado.

Apelos

Dorinha tem recebido apelos de vereadores aliados também por onde passa. Entusiastas de sua pré-candidatura como o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues já chegam a chama la de “senadora”.

Menos política, mais resultados

Embora tenha muito trânsito político em vários sentidos, Dorinha tem um perfil voltado para resultados e a aclamação em torno de seu nome é feita justamente por seu perfil focado e amplo conhecimento de demandas municipais, não só da educação.

Até Carlesse na semana passada durante evento de entrega de casas em Palmas reconheceu o trabalho da parlamentar.

A vaga ao Senado do próximo ano deve ter vários postulantes mas a população deve analisar não só o fator político, mas principalmente a trajetória política e história de cada um.