Mais dois postes que ‘estavam no caminho’ de motoristas foram derrubados na madrugada deste sábado (18) em Palmas. Os acidentes aconteceram na TO-050 com a Avenida LO 05, e na Avenida NS 08, na quadra Arne 24 (208 Norte).
No primeiro acidente, na rodovia, o chamado abalroamento aconteceu por volta das 00h. Uma caminhonete atingiu a estrutura e foi parar no acostamento da via. Como poste precisou ser substituído, 11 imóveis da região ficaram sem o fornecimento de energia. Os reparos ocorreram até o fim da manhã.
De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo serviço, equipes fizeram os procedimentos de segurança necessários para a substituição dos postes. O estado de saúde dos motoristas não foi informado.
Em caso de colisão e derrubada dos postes, a concessionária alertou que o preço para a troca da estruturas é alto e de responsabilidade do motorista que causou o acidente. O valor pode variar entre R$ 3 mil e R$ 35 mil.
Somente neste ano, motoristas já derrubaram 105 postes em todo o estado. Na capital, contando com as ocorrências deste sábado (18), já são 15 acidentes.
No ano passado, a Energisa registrou 720 ocorrências por abalroamento de postes no Tocantins. Somente em Palmas foram 114.
Em caso de acidente dessa natureza, é preciso acionar imediatamente a empresa, através do 0800 721 3330, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193, para que os ocupantes do veículo sejam retirados do local sem correr risco de contato com os cabos de energia. Também não se pode tocar nas estruturas, justamente para evitar choques elétricos.