Maju Cotrim

A partir de janeiro a pré campanha deve ganhar outros contornos nas cidades tocantinenses principalmente para os gestores que buscarão reeleição. A escolha pelos partidos é um passo inicial e estratégico.

Alguns que querem entrar no páreo ainda estão com situação partidária em definição em algumas cidades. Em Palmas o deputado Júnior Geo precisa definir para onde vai e está entre o PSDB da prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan e o Republicanos do governador Wanderlei Barbosa, legenda que também já tem o deputado Ricardo Ayres como pré candidatos . Se o governador, que ainda não tem definição de apoio na capital, apoiar Geo ou Ayres o Republicanos então tem possibilidade de ter candidatura própria.

Ao contrário de Geo, o pré candidato Eduardo Siqueira correu e se filiou ao Podemos com as bençãos da nacional e já equalizou essa questão partidária.

A deputada Vanda Monteiro, que também é pré candidata, ainda precisa alinhar a questão partidária já que enquanto trabalha sua pre candidatura o presidente do UB na capital, Carlos Gaguim já disse várias vezes em discursos públicos que o partido deve apoiar o nome de Janad Valcari. Vanda oficiou o partido sobre sua pretensão e a situação geral passará pelas mãos da senadora Professora Dorinha que preside o partido no Estado.

A deputada Janad Valcari está no PL, legenda comandada pelo senador Eduardo Gomes e que terá o maior fundo partidário em razão da representação no Congresso. Carlos Amastha preside o PSB e já tem o aval do partido nacional para disputar sendo uma das prioridades nas capitais.

Republicanos X UB

Em Araguaína a polarização apontada no momento é entre o deputado Jorge Frederico do Republicanos e o atual gestor Wagner Rodrigues que também já agilizou e se filiou ao UB.

Em Gurupi o União Brasil vai disputar a reeleição com Josi Nunes e caso o deputado Eduardo Fortes vá disputar será pelo PSD, legenda pela qual ganhou a vaga de deputado nas eleições de 2022.

PSD X Republicanos X PSB

Em Porto Nacional, 4ª maior cidade resta saber se o atual prefeito Ronivon Maciel vai permanecer no PSD de Irajá diante das composições que precisa costurar e do apoio politico que precisa construir. Ele disputará com o Republicano e deputado Antônio Andrade. Em terceiro lugar estaria ainda o empresário Álvaro A7 que é do PSB.

MDBXRepublicanos

Em Paraíso o atual gestor Celso Morais já disse á Gazeta que avalia a possibilidade de continuar no MDB, que é uma legenda histórica na cidade porém no mesmo partido há ainda o ex governador Moisés Avelino de quem ele está meio afastado politicamente e tudo depende ainda das garantias e autonomia que o partido dará ao gestor. Ele deve disputar com o ex deputado e secretário Osires Damaso que disse á Gazeta que vai se filiar ao Republicanos de Wanderlei.