Neste sábado (29/10), as 33 zonas eleitorais do Tocantins estão preparando todas as seções eleitorais que funcionarão no 2º turno das Eleições Gerais de 2022. No total, 3.957 seções serão instaladas em 853 locais de votação para atender aos mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses no domingo (30/10), das 8h às 17h, horário de Brasília.

Ao longo do dia as equipes percorrem os locais de votação levando as urnas eletrônicas e toda a estrutura necessária para a montagem das seções, como a cabina de votação, o terminal do mesário e os cartazes com avisos e orientações.

O servidor terceirizado Daniel Barroso Rocha está trabalhando na preparação dos locais de votação e destaca a organização da Justiça Eleitoral. “Assim como foi no 1º turno, estamos no 2º turno desde a montagem da seção, que inclui levar as urnas e colar os cartazes, até o recolhimento do material após a votação. Tudo para atender bem ao eleitor”, disse.

Capital

Na 29ª Zona Eleitoral de Palmas, cerca de 201 mil pessoas são esperadas nas urnas neste domingo, incluindo eleitores da capital e aqueles de outros estados que solicitaram voto em trânsito para Palmas. 

A Escola Municipal Anne Frank, no centro da cidade, foi um dos primeiros locais a dar início à preparação das seções eleitorais neste sábado. A unidade escolar abriga sete seções ao todo, com atendimento a 1.529 eleitoras e eleitores. 

A expectativa da chefe do Cartório Eleitoral de Palmas, Ana Cecília Catapan, é que o pleito transcorra com tranquilidade. “No primeiro turno a votação foi tranquila e acreditamos que agora será mais ágil ainda considerando que é apenas um cargo em disputa e fizemos adaptações necessárias para acelerar o fluxo da votação”, afirmou.

A 29° Zona Eleitoral é a 10° maior do País, sendo composta por 609 seções eleitorais ao todo, instaladas em 71 locais de votação.