Jair Bolsonaro (PL) em comício realizado em Guarulhos, na Grande SP, neste sábado (22) — Foto – Bruno Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), participou neste sábado (22) de um comício com apoiadores em Guarulhos.

Bolsonaro estava acompanhado de políticos como o candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o senador eleito Marcos Pontes.

Bolsonaro teve agenda em São Paulo ao longo de todo o sábado.

Em sua fala no comício, o presidente repetiu motes de sua campanha. Defendeu a pauta de costumes conservadora e afirmou que pode, se eleito, dar aumento real do salário-mínimo.

“Sabemos que podemos fazer mais e faremos. Como anunciei com Paulo Guedes ontem, aumento real no valor do salário-mínimo, aumento real para os aposentados e aumento real para os servidores”, afirmou.

O ministro da economia, Paulo Guedes, confirmou nesta quinta-feira (20) que o governo estuda desvincular o reajuste do salário-mínimo e de aposentadorias do índice de inflação do ano anterior, mas negou que o objetivo seja impedir o ganho real dos trabalhadores e pensionistas.

Após a repercussão negativa da notícia, o Ministério da Economia informou que a correção será no mínimo pelo índice da inflação.

“É claro que vai ter o aumento do salário-mínimo e aposentadorias pelo menos igual à inflação, mas pode ser até que seja mais. Quando se fala em desindexar, as pessoas geralmente pensam que vai ser menos que a inflação, mas pode ser o contrário”, disse o ministro na quinta-feira.

Outras agendas

 

Às 17 horas, o presidente participou de uma transmissão ao vivo (live) no seu canal no YouTube. A promessa é que a live fique no ar por 22 horas. Haverá um revezamento de participantes, todos artistas, influenciadores e outras personalidades que apoiam Bolsonaro.

Durante a hora em que o presidente participou da live, interagiram com ele o jogador de futebol Neymar Júnior, o deputado eleito Nikolas Ferreira (PL), o governador reeleito Romeu Zema (Novo-MG) e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Neymar disse que o que motivou ele a apoiar Bolsonaro são os “valores” que o presidente carrega, em especial a defesa da família. Disse, ainda, que no momento mais difícil de sua vida, Bolsonaro foi o “primeiro a se posicionar publicamente que estaria ao meu lado”.

Já Bolsonaro afirmou que uma coisa “bacana” que seu governo conseguiu foi “despertar o patriotismo da população brasileira”.

Depois de participar da live, o presidente foi até a Igreja de Itaquera, também em São Paulo. Ele estava acompanhado pelo senador eleito Marcos Pontes (PL-SP) e pelo candidato ao governo de SP Tarcísio de Freitas.

Na igreja, Bolsonaro repetiu que conseguiu colocar no Supremo Tribunal Federal um “irmão terrivelmente evangélico”, referência ao ministro André Mendonça. “Uma garantia de que as nossas pautas, que tem a ver como as nossas famílias, terão um guerreiro pra nos defender”, afirmou.

Mais tarde, Bolsonaro acompanhou o jogo entre Palmeiras e Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque.

Fonte – g1 política