O app só pode ser baixado e habilitado até a véspera do pleito, dia 26.

 

 

O 2º turno das Eleições Municipais de 2024 acontece em Palmas e outros 50 municípios brasileiros neste domingo, 27 de outubro. A eleitora e o eleitor que não estiverem em sua cidade para votar vão precisar fazer a justificativa e, para a agilidade do procedimento, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informa que a ação pode ser feita pelo aplicativo e-Título. O app deve ser baixado e habilitado até a véspera do pleito, sábado, 26.

 

No Tocantins, somente Palmas terá 2º turno. O eleitor que estiver no interior do estado, mas que vota na capital ou em uma das outras 50 cidades brasileiras aptas à segunda etapa das eleições, só poderá justificar a ausência, no mesmo dia, utilizando o e-Título. Exceto por Araguaína, onde haverá uma mesa receptora de justificativas na sede do cartório da 1ª Zona Eleitoral, nenhum dos outros municípios tocantinenses poderá receber justificativas de forma presencial, pois os cartórios eleitorais não terão expediente.

 

Como habilitar o e-Título?

 

O aplicativo está disponível para download nas lojas Apple Store e Play Store. Depois que estiver baixado no celular ou tablet, ao entrar no app, será necessário o preenchimento de dados como nome, data de nascimento, CPF e nome dos pais. Após isso, é preciso validar algumas informações como UF de votação, cidade natal, profissão, entre outros.

 

Como fazer a justificativa?

 

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar a aba “mais opções” e selecionar “justificativa de ausência”. No dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência, pois o aplicativo pede a localização do eleitor e confirma que ele não está presente no seu município de votação.

 

Quais cidades brasileiras terão 2º turno?

 

Dentre as 51 cidades com 2º turno marcado para o dia 27, estão 15 capitais:

 

Aracaju (SE)

Curitiba (PR)

Natal (RN)

Belém (PA)

Fortaleza (CE)

Palmas (TO)

Belo Horizonte (MG)

Goiânia (GO)

Porto Alegre (RS)

Campo Grande (MS)

João Pessoa (PB)

Porto Velho (RO)

Cuiabá (MT)

Manaus (AM)

São Paulo (SP)

 

Os outros 36 municípios são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).

 

Objetivo Estratégico:

 

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

 

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)