O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vai solicitar novamente o apoio de tropas do governo federal para garantir a segurança em aldeias indígenas no segundo turno das Eleições, no dia 30 de outubro. O órgão decidiu por requisitar as tropas em sessão do Pleno, que ocorreu na terça-feira (17).
No primeiro turno, cerca de 500 militares atuaram na segurança das seções de votações no Tocantins. Para o dia da votação, o TRE quer apoio nas seções de dez aldeias, localizadas em Tocantínia (5ª ZE), Pedro Afonso (23ª ZE), Goiatins (32ª ZE) e Itacajá (33ª ZE).
Confira as aldeias:
Tocantínia (seções 54, 55, 56, 96 e 103)
- Aldeia Rio Sono
- Aldeia Porteira
- Aldeia Brejo Comprido
- Aldeia Funil
Pedro Afonso (seção 104)
- Aldeia Lajeado
Goiatins (seções 60, 61, 84, 70, 76)
- Aldeia Rio Vermelho
- Aldeia Pedra Branca
- Aldeia Cachoeira
Itacajá (seções 27, 38 e 45)
- Aldeia Manoel Alves Pequeno
- Aldeia Santa Cruz
No primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, os militares do Exército também fizeram a segurança nas mesmas localidades.
As equipes chegaram ao estado no dia 30 de setembro e seguiram para o interior em ônibus, vans e caminhões do Exército após receberem instruções.
Conforme o órgão, as requisições serão encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a justificativa e relação das localidades onde será preciso o apoio.