Praia da Graciosa – Foto – Divulgação
Integrando a programação em comemoração aos 35 anos da criação do Estado do Tocantins, a Secretaria da Cultura (Secult) realiza uma agenda cultural especial, que acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, envolvendo atrações musicais e a promoção do artesanato local. A programação será realizada na Praia da Graciosa, um dos cartões postais da capital, Palmas, junto aos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
As apresentações artísticas trarão atrações regionais e a abertura aconteceu neste sábado, 30, quando o grupo Tambores do Tocantins e a cantora Sabrina Fittipaldi se apresentaram no palco montado na praia. O receptivo da noite ficou por conta do grupo Tabokagrande, com uma intervenção artística que circulou por diversos espaços com os bonecos gigantes do Mestre Wertemberg Nunes. Já neste domingo, 1º de outubro, o grupo Impacto Latino e a cantora Keila Lipe animarão a noite, com um repertório de música popular brasileira e outros ritmos da música latina.
Para a programação dos próximos dias, também estão entre as atrações o cantor Léo Pinheiro, o grupo AmazoniCantoria, Orquestra Viva Música, Hip Hop e Break, entre outros grupos e artistas que se juntam na promoção e na celebração da cultura tocantinense, durante as comemorações pelos 35 anos do Estado.
Artesanato
O artesanato tocantinense também faz parte da programação cultural apresentada pela Secult. Além de prestigiarem as atrações no palco montado na Praia da Graciosa, visitantes poderão ter acesso a um estande com peças do artesanato local, desenvolvidas em tipologias diversas e por diferentes profissionais. Estarão presentes durante os dias de evento a Associação As Minas de Taquaruçu, a artesã Bete Xerente e o artesão Renato Moura.
Trazendo diversidade ao aniversário do Tocantins, as celebrações pelos 35 anos do Estado são um reflexo do rico mosaico cultural que compõe um lugar formado por pessoas de todos os cantos do país, seus costumes e sua identidade.
Fonte – Ascom Secult