Foto – Gazeta do Cerrado

De Pernambuco: Maju Cotrim

Estes dias do evento da ABAV em Pernambuco foram um divisor de águas para o Tocantins. O Estado que chegou com 150 representantes amplia seu portifólio além do Jalapão à medida em que os outros destinos vão se estruturando.

“A gente nunca teve oportunidade de estar tão próximo a players internacionais, e a cereja do bolo nesta nossa participação na ABAV , vamos fechar essa feira com 100% de sucesso, Tocantins faz história neste evento “, avaliou o presidente da ABAV Tocantins, Rodolfo Ferreira em entrevista à Gazeta.

A oportunidade dos empreendedores fazerem intercâmbio e divulgarem os destinos foi importante e para o próximo ano pode ser fortalecida ainda mais a valorização regional que aconteceu este ano. Mais espaço para as Serras Gerais por exemplo, o retorno de um stand de Palmas e Taquaruçu, foram demandas defendidas por quem participou.

Foto – Gazeta do Cerrado

O Estado mostrou ainda a humanização do turismo trazendo quilombolas, por exemplo, através do projeto Rota Quilombola Jalapão e mostrando também quem faz toda cadeia acontecer.

Foto – Gazeta do Cerrado

O stand teve visitação maior que a dos outros anos e ficou nítida a união de todos os municípios com Estado e a ABAV num único objetivo: promover o Tocantins.

Mas o Estado está representado em grande estilo não só através do amor perfeito, dos doces cristalizados de Ponte Alta do Bom Jesus, do capim dourado dos quilombos, dos bonecos de Taquaruçu do mestre Wetemberg ou de tantas imagens lindas de encher os olhos nos stands: a essência cultural do Estado estava ali através também da história de quem faz o turismo acontecer.

Foto – Gazeta do Cerrado

Ver pessoas que tiveram a oportunidade de pela primeira ver estar num evento como esse além da junção das experiências e troca de figurinhas também foi gratificante de ver.

Outro ponto alto do evento: o almoço que atraiu investidores interessados em conhecer os destinos Tocantinenses.

Foto – Gazeta do Cerrado

O Turismo além do Jalapão, o incentivo institucional, a visibilidade, capacitações e acima de tudo o fortalecimento do portfólio geral do Estado evidenciando todos os roteiros ampliando assim a atividade no Tocantins são desafios a serem levados para que a pauta seja cada vez mais tratada com a seriedade e envolvimento que merece.

Que cada dia mais os lugares, a natureza, os roteiros sejam mostrados mas que junto com isso as vivências sejam incluídas fazendo nosso Estado cada dia mais forte .

Nota editorial:

A Gazeta agradece a ABAV pelo convite e oportunidade de mostrar a participação do Tocantins no evento.

Que venha Rio de Janeiro em 2023!