Maju Cotrim- De Mateiros
32 anos do Tocantins. Data que também tem significado pessoal para todos os moradores como por exemplo a artesã Dejane França.
Ela completa 33 anos neste dia da criação do Tocantins. Com três filhos e o marido vive no Jalapão há seis.
Além de fazer o artesanato ela vende o da comunidade carrapato no local conhecido como “Cabana da Jane”. Tímida, ela organiza as peças para recomeçar a vender e receber turistas nesta segunda-feira, 5. É um recomeço novo tanto na idade como na volta aos trabalhos que sustenta sua família.
A pandemia foi difícil e tirou a fonte principal do seus sustento. Assim como todos ela teve que se reinventar, segundo contou á Gazeta.
“Me reinventei fazendo máscaras… através da pandemia cheguei a me interessar por tecido e deu certo. Foi assim que consegui sustentar minha família”, disse. A casa que Jane mostra com orgulho foi construída vendendo capim dourado.
Ela conta que acompanhou diariamente com ansiedade as notícias pelo rádio e nos surpreendeu ao mostrar que procurada pela Gazeta informações sobre a retomada do turismo. “Aqui nossa única fonte é a informação, eu procurava todo dia para saber se já tinha previsão disso tudo passar”, afirmou.
Ela mandou uma mensagem especial para o Tocantins: “Desejo sucesso e que ele continue lindo como é, cheio de pessoas boas e positivas e que ainda este ano a gente se reinvente para chegar cada um no seu objetivo até o final do ano para que possamos recomeçar todos, de novo e juntos”, disse.
Parabéns Jane e Parabéns Tocantins.
A Gazeta agradece a Jane pela recepção e por contar sua história.