Cada vez mais falamos sobre os excessos de consumismo e a quantidade de itens que esquecemos dentro de casa. Há diversas vantagens em fazer uma faxina e tirar tudo o que está acumulado, inclusive economizar dinheiro. Ainda não se livrou de todo o entulho guardado para o início de um ano mais leve? Aqui vão cinco motivos para você fazer a limpeza em casa. O seu bolso agradece!

1. Você ficará mais atento ao que você compra
Abra todas as gavetas e armários da casa e tire tudo que você não usou nos últimos 12 meses. Depois pense: “por que comprei isso?”, “quando?”, “quantas vezes usei?”. Para te dar um choque de realidade ainda mais forte, tente se lembrar de quanto você gastou em cada item, aproximadamente, e faça a conta para ver o total de dinheiro que você poderia ter guardado ou investido em algo mais útil. É certo que da próxima vez você se deparar com bugigangas, vai pensar duas vezes antes de gastar um real sequer.

 

2. Espaço custa dinheiro
Você tem o cantinho da bagunça na sua casa? É melhor se livrar dele, porque o metro quadrado está cada vez mais caro, principalmente, em cidades grandes. Caso você esteja de mudança, reflita se você precisa mesmo de um apartamento maior ou se pode fazer algo para otimizar o espaço onde você mora.

 

3. Avalie se você está pagando duas vezes pela mesma coisa
Às vezes, seus pertences estão tão acumulados e desorganizados, que você se esquece do que realmente tem, e acaba comprando mais do que não precisa ou até dois utensílios iguais. Nós entendemos que os acessórios de cozinha, por exemplo, podem ter funções que parecem revolucionárias, mas você não precisa de vários cortadores e descascadores de frutas (daqueles que viralizam na internet), se você tem uma boa faca.

4. Organizadores são caros (especialmente os mais bonitos)
Você, provavelmente, já viu a foto de uma despensa ou de um closet perfeitamente organizados, com recipientes e compartimentos lindos, para guardar todo tipo de acessório. Porém, cair nessa tentação pode envolver gastos de tempo e dinheiro, colocando em ordem tudo o que é dispensável. É como se você estivesse tapando o sol com a peneira, pois não adianta ter cada coisa em seu lugar, se você nunca as usa.

5. Experiências valem muito mais do que itens materiais
Você pode tentar recuperar o dinheiro perdido vendendo seus pertences online. Só não vale usar a quantia arrecadada para comprar mais objetos inúteis. Para evitar com que isso aconteça, invista em experiências, como fazer a viagem dos sonhos ou ir àquele restaurante delicioso e caro.

6. Economize na decoração
Muita gente investe bastante dinheiro na decoração e acaba por acumular acessórios, sobrecarregando o ambiente. Antes de gastar em um objeto lindo, observe sua casa organizada e veja se você realmente precisa de algo novo. Muitas vezes, os lugares parecem pouco decorados quando estão bagunçados.