Maju Cotrim

Duas mulheres, um ex-senador, um técnico de futebol famoso, um ex- governador que renunciou há alguns meses para não sofrer impeachment e até um pastor. O que leva essa eleição para o Senado ter tantos nomes interessados? São seis por vaga até o momento e até as convenções saberemos quem vai mesmo para o páreo.

A senadora Kátia Abreu (PP) busca um terceiro mandato após protagonizar muitos momentos nos seus 16 anos. A Professora Dorinha (UB), atual deputada, está na disputa num apelo de líderes e da base em razão da qualidade e resultados nacionais do seu trabalho não só no Fundeb.

Ataídes Oliveira, empresário bem sucedido, esteve no Senado após a morte do saudoso João Ribeiro. Vanderlei Luxemburgo, o Luxa como vem sendo chamado na sua pré-campanha, um dos técnicos de futebol mais conhecidos do país e empresário. Ex-governador e empresário, Mauro Carlesse também entrou no jogo mesmo após todo desgaste com investigações e sua renúncia horas antes do processo de impeachment.

O Patriotas lançou o líder de Palmas, Pastor Claudemir.

Estar no Senado não é só estar em Brasília nas terças, quartas e quintas-feiras nas sessões. Não é só votar e se posicionar em projetos importantes para o país. Para o Tocantins ter senadores diferenciados na capacidade de articular tudo que for possível para o Estado não se atem á atividade de estar nas sessões oi votar. Representar o Tocantins no Senado virou uma oportunidade que não pode ser dispensada de conseguir trazer programas como Calha Norte e Codevasf para o Tocantins, por exemplo, como fez e faz o senador Eduardo Gomes, por exemplo.

Estar no Senado neste momento da história do Tocantins é fazer toda interlocução possível para a vinda de benefícios para o Estado. Por isso a motivação de cada candidatura deverá ser explicada nas campanhas: porque o Senado? Cada um deve responder que representação e essa que pretende  construir. Mais que quantos nomes…  a disputa deste ano no Senado é sobre a capacidade de dedicação ao propósito chamado Tocantins. Estar no Senado é se doar para as tantas causas do Estado da melhor maneira possível conquistando espaços e benefícios para o Tocantins. E este ano não é só político partidário mas de trajetória e amor ao Tocantins.