A população terá disponível 629 seções instaladas e 82 locais de votação.

 

Palmas se prepara para mais um pleito municipal, agora, pela primeira vez na história do município, o segundo turno. A população terá disponível 629 seções instaladas, e 82 locais de votação ativos. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) preparou ainda mais de 2,6 mil mesárias e mesários que irão atuar novamente no próximo dia 27.

 

Estarão disponíveis ainda 50 urnas para eventuais contingências. Como já havia sido realizada uma preparação para essas urnas eletrônicas no primeiro turno, neste segundo turno as mídias de resultado foram retiradas para a transmissão do resultado, e serão geradas agora as novas mídias de resultado, com aplicação de votação com os dados dos concorrentes do pleito. No final da votação, elas servem para gravação e transmissão do resultado.

 

Coletiva de imprensa

 

A fim de trazer resultados e esclarecer dúvidas sobre o segundo turno na capital, a Justiça Eleitoral tocantinense realizou na manhã desta quarta-feira, 10, no cartório eleitoral de Palmas, uma coletiva de imprensa com os meios de comunicação de Palmas. As informações foram fornecidas pelo juiz eleitoral da 29ª zona eleitoral, Gil de Araújo Corrêa, pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior e pelo servidor da 29ª ZE, Michel Leão, que abordou sobre a preparação das urnas eletrônicas e a preparação dos sistemas para o segundo turno.

 

Durante a abertura da coletiva, o juiz eleitoral de Palmas ressaltou o empenho da equipe dado o sucesso do primeiro turno. “Já encontrei um trabalho de preparação para estas eleições em curso e tive a grata e satisfação de encontrar uma equipe extremamente dedicada, estruturada. A prova disso é o resultado constatado nas eleições no primeiro turno. E para o prosseguimento dos nossos trabalhos, já preparando o segundo turno inédito na nossa capital, na medida em que foi ultrapassado 200 mil eleitores em Palmas, nós temos hoje 209.524 eleitores aptos à votação”, declarou Gil Corrêa.

 

O secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, afirmou que o TRE-TO tem todo um processo de contingência que é estabelecido previamente para as eleições. “Toda urna eletrônica tem um plano B caso aconteça algum problema. Para que consigamos garantir a legitimidade do processo e o voto do eleitor. Então, nós preparamos mais de 4.171 urnas eletrônicas de exceção para essas eleições aqui em Palmas. Nós também preparamos ondas eletrônicas de contingência. São equipamentos que substituem as ondas em caso de falhas”, ressaltou.

 

Objetivos Estratégicos:

 

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública

3- Fomentar a educação política da sociedade