Maju Cotrim

O deputado federal do Tocantins,  Vicentinho Júnior (PR) embarcou nesta domingo, 10, para a Antártida numa missão especial. É uma visita inaugural e que conta com a presença de vários integrantes da gestão do presidente Jair Bolsonaro bem como do ministro de Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes.

A comitiva visitará as instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, durante o 6º Voo de Apoio Logístico à OPERANTAR XXXVII em Punta Arenas (Chile) e na Antártica.
A viagem vai até 16 de março deste ano.

O que é a estação?

Estabelecida em 1984, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) fica na Península Keller, no interior da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, e foi criada para realização de estudos sobre o clima e o meio ambiente em geral. A Antártica, explica a Marinha, é o principal regulador térmico da Terra, modificando o clima e as condições de vida em todo o planeta, já que controla as circulações atmosféricas e oceânicas. Além disso, a proximidade entre o País e a Antártica faz com que os fenômenos naturais que ocorrem lá tenham influência aqui no Brasil.

Pesquisas científicas em diversas áreas são realizadas na estação, como observação de fenômenos atmosféricos, inventário da fauna e flora local, monitoramento da qualidade do ar, entre outros estudos ligados à biologia, meteorologia, geofísica e outros campos. Os estudos, de alto nível, ajudam a compreender melhor as mudanças que o meio ambiente sofre atualmente e também fazem o País avançar no campo científico.