Araguaína se consolidou como líder na geração de empregos formais no Tocantins em 2018. Já são dois anos consecutivos criando mais da metade dos postos de trabalho de todo o Estado. Com destaque para 2017, quando o Município ficou entre as 50 cidades brasileiras com maior saldo de vagas criadas.

Com profissionais de Recursos Humanos da Prefeitura, dois textos trazem dicas e alertas para ajudar a população aproveitar esse aquecimento, saindo do desemprego ou alcançando um objetivo maior. O primeiro texto abordou situações relacionadas ao currículo e este segundo a entrevista de emprego.

Foco na entrevista
O candidato precisa programar suas atividades para dar foco na entrevista. Para o momento, as especialistas destacam que não basta ser pontual, deve-se chegar mais cedo para controlar a respiração. A roupa precisa ser neutra, limpa e bem passada. E a aparência precisa estar alinhada com a vaga requerida.

“Os homens estão usando muito a barba grande, de lenhador, mas mesmo com uma barba longa, o que conta é se é zeloso, se tem o ar de limpeza e se está cuidada”, descreve Magda Carvalho, superintendente de Administração e responsável pelo RH.

Já sobre as mulheres, ela orienta que se deve buscar um tom clássico. “Evite pulseiras e colares grandes. A maquiagem não pode ser exagerada. Nada de roupa curta e decote. E não precisa ser um salto, mas também não pode ser aquela rasteirinha que fica arrastando no chão”.

Outro ponto importante desse momento é manter a calma. A superintendente explica que há entrevistadores que atrasam ou fingem desinteresse para aplicar o teste, mas tudo não passa de atuação. “Isso é para saber o nível de tolerância, resistência a frustração e ansiedade. O entrevistador pode até atrasar, o entrevistado tem que chegar no horário e esperar o quanto for”.

Cuidados nas redes sociais
As redes sociais podem prejudicar a conquista da vaga, esee conhecimento já virou de senso comum. Para a superintendente, o emprego é a extensão da vida social, sendo indivisível. “Não dá para ser um emprego e outro na vida social. A minha postura e conduta, formas de levar os processos da vida se refletem”.

“Não é que não deva colocar fotos de biquíni, tudo depende da postura da foto. Precisamos tomar cuidado devido a imagem que precisamos manter na profissão. Se, se posiciona com opiniões muito fortes, pode se mostrar uma pessoa tempestiva e se mostrar sem equilíbrio para lidar com opiniões diversas”, atenta.

As palavras devem ser verdadeiras
A psicóloga Ana Moreira afirma que ser sincero é indispensável, pois a verdade sempre aparece e o novo empregado pode perder rapidamente o posto de trabalho. “Se ficar inventado, uma hora o entrevistador vai pegar, vai se contradizer”, aconselha.

Outro ponto que destacado pelas especialistas é sobre o antigo emprego. “Você quer destruir a chance de ser empregado é falar mal do emprego anterior. É muito comum o entrevistador perguntar o motivo do trabalho anterior. Nunca fale mal. Diga apenas que “chegou momento ou os objetivos não eram os mesmos”, alerta a secretária executiva da Administração, Rejane Mourão.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes