Para melhor assistência ao usuário que necessita dos serviços de saúde, o Hospital Geral de Palmas (HGP) dispõe de um serviço de laudos de biópsia mais ágil e moderno, com auxílio da alta tecnologia. O serviço funciona desde  dezembro do ano passado.

A supervisora do necrotério do HGP, Mariângela dos Santos Lima comemora a melhoria do serviço. “Hoje o laudo é disponibilizado on-line. Na medida que a  patologista libera o laudo, realizamos baixa neste exame e avisamos o paciente que já está pronto. Após isso o próprio paciente faz a impressão. Antes o laudo era impresso e mandado via malote de Araguaína para Palmas”, explicou, acrescentando que o exame é de extrema importância para fechar o diagnóstico do paciente.

Ainda segundo Mariângela “nos levávamos 15 a 20 dias  para realizar a logística  e agora com cinco ou oito dias no máximo, ou seja, este laudo não tem mais atraso, é disponibilizado  na data prevista para o usuário”, declarou, destacando que “neste tipo de exame são beneficiados todos os pacientes que coletam material  biológico aqui no hospital.  Para anatomia patológica, é feito um exame  chamado biópsia   que tem a função de diagnosticar se o paciente possui ou não câncer (maligno ou benigmo)”, pontuou.

Diagnóstico positivo

Segundo a supervisora do Ambulatório de Especialidades do HGP, Flaviany Vieira de Araújo Milhomem, se a biópsia for positiva, com diagnóstico de malignidade, o ambulatório  realizará contato com o paciente, avisando sobre a consulta agendada para próxima data possível. Esta consulta é agendada fora das vagas, conhecida como vaga técnica ou “vaga zero”, destinada ao paciente com diagnóstico de biópsia positiva de malignidade. “Hoje temos uma média 12 a 15 dias por resultado e o paciente volta  em média  20 dias após a coleta do material. Este serviço veio fortalecer nosso novo fluxo de atendimento na busca de ofertar um atendimento com mais qualidade agilidade  ao usuário do Sistema Único de Saúde que necessita do tratamento”, concluiu.

O diretor administrativo do HGP Leonardo Toledo destaca que esta é uma das  ações  na busca de melhoria e qualidade do serviço de saúde ao paciente. “Sabemos que ações como esta vem reforçar nosso  trabalho focado na melhoria do serviço prestado ao paciente que busca O HGP. Nossa unidade é porta aberta e atende pacientes de diversos locais do Tocantins e estados vizinhos e poder ofertar um serviço diferenciado e rápido quando se trata de saúde dos nossos pacientes, é uma satisfação”, afirmou.

O que é biópsia?

A biópsia é um exame feito em material vivo, retirado do corpo do paciente e analisado em laboratório. Costuma ser usado para identificar alterações celulares e no tecido, complementando exames de imagem e bioquímicos.
Oferece uma imagem precisa do material analisado, que pode ser pele, saliva, mucosa, pedaços de órgãos ou até mesmo órgãos inteiros. A biópsia não é um exame  exclusivo só de paciente de câncer, abrange outras patologias.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796